PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Movimentos sociais se unem em busca de protagonismo na COP 30

Encontro promovido pela ONG Abong reunirá organizações locais em Belém (PA) para discutir a agenda climática global
Imagem de rio seco no Amazonas.

Imagem de rio seco no Amazonas.

— Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

11 de março de 2025

Na próxima quarta-feira (12), a Associação Brasileira de ONGs (Abong) realizará o primeiro encontro do Ocupa Abong, em Belém (PA). A iniciativa tem como objetivo percorrer diferentes estados do Brasil, criando espaços para debates sobre a crise climática e promovendo ações coletivas que fortaleçam a presença da organização em cada região.

Neste ano, a capital paraense sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro. A Abong busca articular propostas e fortalecer a luta coletiva dos movimentos sociais que compartilharão pautas prioritárias com o intuito de garantir que suas vozes sejam ouvidas durante o debate global  sobre o futuro climático do planeta. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento também tem o objetivo de conectar bandeiras de lutas comuns entre as organizações participantes, a fim de fortalecer suas causas e ações políticas em cada estado. Os movimentos sociais vão debater questões urgentes relacionadas aos impactos das mudanças climáticas, reforçando a importância de uma atuação conjunta no enfrentamento dessa crise.

Segundo  Aldalice Otterloo, membro da diretoria executiva da Abong e do Instituto Universidade Popular (UNIPOP), o encontro em Belém também é uma forma de garantir a participação ativa das organizações sociais no Pará. O encontro também marca o pontapé inicial para o Encontro Nacional da Abong, previsto para ocorrer  em maio.

Serviço:

O Papel da Sociedade Civil Amazônica na construção da Cúpula dos Povos rumo à COP30

Data: 12 de março (quarta-feira)

Horário: das 9:00 às 12:00
Local:  FASE – Rua Bernal do Couto, 1329. Umarizal, Belém/PA.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano