PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Novo centro tecnológico fomenta educação étnico-racial na Bahia

O projeto tem como objetivo levar para as escolas públicas novas ferramentas educacionais com uma abordagem voltada para temas étnico-raciais
Professores e alunos no Centro Tecnológico em Ituberá, no Sul da Bahia

Professores e alunos no Centro Tecnológico em Ituberá, no Sul da Bahia

— Divulgação/Instituto Vini Jr.

31 de março de 2025

Os institutos Vini Jr. e Alok inauguraram o segundo Centro de Tecnologias Educacionais Base, na Escola Municipal Altiva Ana da Conceição, em Ituberá, no Sul da Bahia. A iniciativa oferece atividades que contribuem com a abordagem de temas étnico-raciais nas escolas públicas.

O projeto busca levar inovação e novas ferramentas educacionais para tornar o ambiente da sala de aula mais atrativo, criando um novo repertório para professores e estudantes do ensino fundamental. O espaço é totalmente ambientado com referências ao universo do futebol e da música, simbolizados por Vini Jr. e Alok.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O centro inclui a formação continuada dos professores e o uso de tecnologia, por meio do aplicativo Base e da Base de Dados, que são softwares educacionais e de monitoramento do impacto das iniciativas. 

O projeto também pretende facilitar a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no aplicativo Base, dentro de um ambiente virtual. Os personagens têm como objetivo motivar e empoderar os alunos tanto nas disciplinas tradicionais como na seção dedicada à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

Para Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr., a inauguração do segundo Centro de Tecnologia contribui para a formação de uma nova geração mais consciente de suas raízes e potencialidade na educação pública do Brasil.

O projeto também oferecerá suporte contínuo aos docentes por meio de oficinas que abordam essas relações e pretende incluir o Movimento e Aprendizagem (Mov.A), que impulsiona movimentos corporais e fundamentos esportivos nas aulas. Com essa ação,  o movimento de aprendizagem será integrado às disciplinas tradicionais, ampliando as possibilidades de ensino-aprendizagem e incentivando a prática esportiva.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano