Pesquisar
Close this search box.

Papo Franco: projeto criado por Marielle é retomado por família e amigos

26 de fevereiro de 2019

Projeto foi criado em 2016 durante a campanha de Marielle Franco para o cargo de vereadora no RJ

Texto / Pedro Borges
Imagem / Reprodução

O projeto Papo Franco, do Instituto Marielle Franco, foi idealizado por Anielle, Marielle e a amiga de infância Cristiane Arcanjo. A iniciativa teve início em 2016, durante a vitoriosa campanha de Marielle para o cargo de vereadora no Rio de Janeiro. 

A iniciativa é descrita como speaking circuit, ou seja, uma atividade cujo principal objetivo é promover o diálogo em diferentes formatos. Aulas, palestras, rodas de conversa, workshops, oficinas, vídeos, imersões políticas são alguns dos formatos possíveis de encontro para o projeto. A única proposta que não muda é a de promover formação política a partir dos princípios e valores de Marielle Franco.

Interrompido depois de 14 de março de 2018, quando Marielle e Anderson Gomes foram assassinados a tiros, o Papo Franco foi retomado por familiares e amigos da ex-vereadora. 

Para Anielle Franco, o projeto tem o intuito de manter vivo o legado de Marielle, com encontros que discutam valores e sonhos a partir dos sonhos da ex-vereadora, algo muito importante no atual momento político vivido pelo país. “É uma forma de mantermos o legado andando e reforçar que nossos passos de fato vêm de longe e que não desistiremos mesmo diante do cenário atual”, conta. 

Os encontros devem ser mensais e seguir os moldes dos já realizados anteriormente como palestras em escolas públicas e workshops com homens em empresas sobre machismo e racismo. “Desevolvemos o projeto de acordo com a necessidade solicitada”, explica Anielle. 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano