O prefeito da cidade de Criciúma, em Santa Catarina, Clésio Salvaro (PSD), divulgou um vídeo em suas redes sociais, no qual ameaça cortar a energia elétrica de um campeonato de skate e um festival de música na cidade que teria a competição e os shows de Criolo e Planet Hemp, entre os dias 22 e 24 de março.
Na gravação, Clésio autoriza o funcionário da prefeitura, que aparece ao lado dele segurando um alicate nas mãos, a cortar os cabos da rede elétrica do evento caso haja apologia às drogas e conteúdo sexual durante as competições e atrações musicais.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Qualquer coisa diferente disso [torneio de esporte] como, por exemplo, apologia às drogas, apologia aos crimes, qualquer coisa que mexa de conteúdo sexual, que mexa com nossos meninos e as nossas meninas, o Gilberto [funcionário que aparece no vídeo] com o alicate na mão, está autorizado para cortar a energia”, diz o prefeito.
O governante reforçou ainda que não se importava com a falta de luz nas casas, bares e estabelecimentos no entorno. “Esse local foi construído para receber as famílias de bem”, completou.
A organização do Urb Music Tour, festival de música que aconteceria em paralelo ao torneio de skate, decidiu alterar o local dos shows após as ameaças do prefeito. O evento acontecerá no Country Park Fest, em Içara (SC). O Skate Total Urbe (STU) National 2024, segue no mesmo local, no Parque Altair Guidi, em Criciúma.
Em 2021, Salvaro já havia se demonstrado conservador. Ele demitiu uma professora do ensino fundamental II por apresentar em sala um videoclipe do rapper Criolo, que trata de questões LGBTQIA+. A música tem 1,4 milhões de acessos e foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.