Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Salvador anuncia reforma na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê

Durante coletiva, o prefeito de Salvador reconheceu a importância do grupo para a cultura e educação da cidade
A imagem mostra registro da coletiva de imprensa do lançamento do carnaval da Prefeitura, nesta terça-feira (23), onde o Prefeito Bruno Reis fez o anúncio da reforma.

Foto: Betto Jr./Secom Salvador

25 de janeiro de 2024

A Senzala do Barro Preto, localizada no Curuzu e sede do Ilê Aiyê, uma das principais entidades afro do país, será submetida a uma ampla reforma promovida pela Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) autorizou, nesta terça-feira (23), a abertura da licitação para as obras, que incluirão melhorias estruturais e climatização. A Escola Mãe Hilda, situada no mesmo espaço, também passará por recuperação.

O anúncio foi feito durante coletiva do lançamento da programação do Carnaval 2024. A parceria com o Ilê Aiyê, que completa cinco décadas em 2024, foi destacada pelo prefeito Bruno Reis como um reconhecimento à contribuição do bloco para a cultura e educação da cidade.

A sede do Ilê Aiyê, com oito andares, possui laboratórios de informática, salas de aula, salas de pintura, cozinha industrial e outros espaços. A Prefeitura também ampliará as atividades, para proporcionar oficinas de arte, música, dança e teatro para crianças no contraturno escolar, por meio da Fundação Cidade Mãe.

“Além disso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), diversos cursos de qualificação de mão de obra serão oferecidos para explorar ainda mais a nossa potencialidade e criatividade que só o baiano tem”, afirmou o prefeito, segundo nota pública.

O presidente do Ilê Aiyê, Vovô Ilê, acredita que os investimentos fortalecerão as atividades desenvolvidas para a população da capital baiana. “Salvador é uma cidade negra. Por isso, é importante haver investimentos em organizações negras, pois contribuímos significativamente para a cidade. Somos mais que um bloco carnavalesco, somos uma associação que cuida das pessoas”, destacou.

O secretário de Cultura e Turismo da capital baiana, Pedro Tourinho, afirmou, durante o evento, que a qualificação da sede do Ilê Aiyê visa transformar a Senzala do Barro Preto em um “grande centro de convenções negro no coração de Salvador”. A intenção é potencializar o espaço cultural para além dos períodos festivos, tornando-o sustentável e ativo durante todo o ano.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano