Pesquisar
Close this search box.

Projeto de hortas urbanas empodera mulheres em comunidades de São Paulo

O projeto comunitário da Brasilândia une saberes ancestrais, educação climática e o combate à insegurança alimentar
Mulher abaixada mexendo na horta.

Foto: Reprodução

29 de novembro de 2023

A horta comunitária do projeto “Ecocidade – A Cidade Precisa de Você” promove a construção de resiliência sustentável na Brasilândia, Zona Noroeste de São Paulo. Desde 2021, a iniciativa une adaptação climática, redução de desigualdades, empoderamento e inclusão de mulheres.

O cuidado coletivo e a capacitação para prover o sustento de suas famílias, que em sua maioria são compostas por mães solo, são algumas das iniciativas do projeto que reforça a necessidade de segurança alimentar local e a necessidade de criar e manter laços com o território.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

As hortas urbanas mostram que as cidades podem ser produtoras de alimentos em vez de apenas consumidoras, além de reabilitar espaços ociosos, que poderiam se tornar depósito de lixo e entulho, para terrenos que podem ser solução de inclusão e melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

A coordenadora da horta da Vila Guarani, Hilda Carolina, dedica parte do tempo para capacitar mulheres na criação de hortas e geração de renda e alimentação, sem precisar sair do território e transformar os espaços. 

“São locais de encontro de gerações, com crianças, jovens, adultos e idosos convivendo em harmonia para pensar em como melhorar a sua comunidade. Ao mostrar imagens de um terreno em que era feito descarte irregular de lixo e foi transformado em horta urbana, que fornece alimentos frescos e mais saudáveis, ajudamos a criar consciência ecológica e aproximamos essas crianças da cidade e da produção da comida de verdade”, diz. 

As hortas urbanas também são espaços de resgate de saberes ancestrais e  priorizar o cultivo de ervas da fitoterapia, plantas alimentícias não convencionais ou mesmo usar técnicas de cultivo que vieram de outras regiões.

A horta urbana ainda pode ser auxiliar no combate à crise climática e atuar como fronteiras agrícolas para a produção de alimentos, e a redução da emissão de poluentes e resíduos causados pelo transporte entre cidades.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano