Rebeca Andrade se tornou a primeira atleta brasileira a vencer o prêmio Laures World Sports Awards, considerado o “Oscar do Esporte”, que ocorreu no Palácio de Cibeles, em Madri, na Espanha. A ginasta foi premiada nesta segunda-feira(21) na categoria “Retorno do ano”, que nomeia esportistas consagrados que superaram grandes obstáculos na carreira.
Antes dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, Rebeca se recuperou de três lesões no ligamento do joelho direito e passou por oito cirurgias. Após receber o troféu, Rebeca usou as redes sociais para expressar sua emoção e agradeceu todo o apoio que recebeu durante sua trajetória.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Espero continuar a mostrar que é possível alcançar os nossos sonhos e objetivos e fazer com que outras pessoas acreditem em si mesmas” disse a campeã.
Outros cinco atletas disputavam na mesma categoria: o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behami, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márques, o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariame Titmus.
Maior medalhista olímpica do Brasil
Aos 25 anos, Rebeca Andrade fez história ao se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil, após conquistar nove pódios nos Jogos Olímpicos de Paris. A ginasta ganhou o ouro na prova de salto individual, duas medalhas de prata no salto e no individual geral, e um bronze na categoria por equipes. Ao conquistar ouro na prova de solo, a atleta foi reverenciada no pódio pela afro-americana Simone Biles.
Com a conquista do Laureus, Rebeca se junta a lista de brasileiros premiados, como Daniel Dias, Bob Burnquist e Ronaldo Fenômeno, o último brasileiro a vencer na categoria Retorno do Ano, em 2003.
Com informações da Agência Brasil.