PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Reeducandos coordenam rádio em complexo prisional de Pernambuco

Informações, músicas e serviços fazem parte da programação do projeto ‘Rádio PIG Cultural', no Presídio de Igarassu, no Grande Recife, que tem reeducandos como protagonistas da programação

Texto: Victor Lacerda I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Seres

Reeducandos coordenam rádio em complexo prisional de Pernambuco

16 de novembro de 2021

Abrir portas para o direito à informação, cultura e conhecimento. É esse o objetivo do projeto ‘Rádio PIG Cultural’, instaurado no Presídio de Igarassu, situado no Grande Recife. O complexo prisional pernambucano, hoje, conta com 36 caixas de som, sendo três por pavilhão, que são responsáveis por ecoar uma programação feita por e para os reeducandos da unidade. Ação foi implementada por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e funciona de domingo a domingo. 

Em nota encaminhada à imprensa,  o gerente do PIG, Charles Belarmino, afirma que a chegada da rádio é uma forma de levar informações de saúde, jurídico-penal, visitas, além do incentivo cultural. “É um meio de informar, com rapidez, os reeducandos sobre assuntos de seu interesse”, pontua.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A coordenadora do projeto, a policial penal Maria das Graças, gerente de cultura da unidade, afirma que projeto ajuda na reintegração dos reeducandos após cumprirem suas penas dentro do complexo. “Queremos criar um alicerce de sabedoria para que os reeducandos tenham direito a oportunidades na sua reinserção social e no mercado de trabalho”, informa.

O projeto conta com 36 caixas de som, sendo três por pavilhão, conectadas à mesa equipada no Espaço Cultural. A estrutura ainda conta com cabine acústica, revestimento próprio, kits de microfones e mesa de som. Toda a parte de marcenaria na área em que a rádio foi instalada também contou com a colaboração dos reeducandos, que, diariamente, sugerem músicas para tocarem durante a programação.

Leia também: Conheça o trabalho do único terreiro autorizado a prestar auxílio afro religioso em presídios

O funcionamento técnico da rádio conta com a colaboração de reeducandos sob supervisão, entre eles o locutor Luciano Gonzaga, atuante na área de comunicação há cerca de 35 anos.  Em 2020 a mesma unidade anunciou uma orquestra composta apenas por reeducandos. O grupo, denominado ‘Elyon Banda do Espaço Cultural do PIG’, foi fundado em julho do ano passado e tem por objetivo promover a cultura e a música dentro do espaço prisional e instigar os reeducandos à serem envolvidos pela arte durante a permanência. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano