PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Reparação Histórica é tema de seminário internacional gratuito

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sediará o encontro que reúne 24 especialistas
Mulheres negras com punho levantado em protesto.

Mulheres negras com punho levantado em protesto.

— Reprodução / Freepik

25 de fevereiro de 2024

A UNEafro Brasil, em conjunto com o Instituto de Referência Negra Peregum, a Universidade Federal de São Paulo e a Alma Preta Jornalismo, oferece um seminário gratuito, que terá como tema a “Reparação Histórica e Solidariedade na Diáspora Negra”.

O evento ocorre no dia 2 de março (sábado), às 9h, no auditório da Reitoria da Unifesp e é gratuito. Ao todo, 24 especialistas se reúnem para discutir dois assuntos pertinentes à comunidade negra.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A primeira parte do encontro será a análise do caso do Banco do Brasil e sua participação do processo escravagista no país, para se discutir as propostas de formas de reparação a serem adotadas pela instituição financeira. 

Na segunda parte do seminário será discutido o tema “Solidariedade e Fortalecimento de Redes Diaspóricas na Luta contra o capitalismo racial”, a partir das 14h.

Entre os convidados internacionais, estão Phumi Mtetwa, diretora regional da Just Associates Southern Africa (África do Sul); Janvieve Willians, diretora-executiva do AfroResistence (Panamá); Natalie Jeffers, diretora do Matter of the Earth (Reino Unido); Dmitri Holtzman, pesquisador sênior da Race Forward (África do Sul) e Thenjiwe Mcharris, co-fundadora e co-diretora da Blackbird (EUA).

Para se inscrever no evento, acesse o link aqui.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano