A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia, junto com o movimento VAITERGORDA, realiza, nesta sexta-feira (10), a roda de conversa “Dia de Combate à Gordofobia: o que temos a celebrar?”. O encontro virtual será gratuito e vai contar com a presença de líderes e ativistas do movimento antigordofobia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo número do WhatsApp (71) 98865-7100.
Segundo a ouvidora-geral da Defensoria e mediadora do encontro, Sirlene Assis, o evento tem como objetivo discutir o andamento da execução de projetos de lei municipal e estadual que abordam a importância de um dia para conscientizar a sociedade sobre o respeito à Diversidade Corporal e a fomentação de ações afirmativas e inclusivas de promoção e visibilização das pessoas gordas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para Sirlene, o dia 10 de setembro era uma data extremamente gordofóbica, mas a atuação do movimento VAITERGORDA tem promovido uma ressignificação, por meio da visibilização da luta antigordofóbica. A data é reivindicada como Dia de Luta Contra a Gordofobia ou Dia de Visibilidade à Luta Antigordofobia. Mas os referidos projetos de lei para sua instituição nos calendários municipal e estadual estão em tramitação na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) há mais de um ano.
Participam do encontro a coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos – DPE/BA, Lívia Almeida; da fundadora do VAITERGORDA e conselheira estadual em Defesa dos Direitos da Mulher, Adriana Santos; da turismóloga e coordenadora do VAITERGORDA, Maria França; da vereadora Laina Crisóstomo; do vereador Hélio Ferreira; e da nutricionista e ativista antigordofobia, Lucileide Leal.
Serviço
O quê: Roda de Conversa “Dia de Combate à Gordofobia : o que temos a celebrar?”
Quando: 10 de setembro às 15h
Onde: Reunião virtual por link para reunião virtual no “Google Meet”
Inscrições: gratuitas por mensagem de whatsapp para (71) 98865-7100
Leia também: Mês da Visibilidade Gorda: ‘o corpo preto e gordo merece ser vivido em sua plenitude’