A organização Women in Global Health Brazil realizará nesta sexta-feira (28), na Faculdade de Saúde Pública da USP, o 1º Seminário da Women in Global Health Brazil: Desafios para as Mulheres na Saúde – do local ao global. O evento reunirá líderes, especialistas e gestoras públicas para discutir a equidade de gênero na saúde e os desafios enfrentados por mulheres na ciência, na tomada de decisões e no desenvolvimento profissional.
O seminário abordará temas como a subrepresentação feminina em cargos de liderança na saúde — onde mulheres ocupam menos de 25% dos postos, apesar de representarem 70% da força de trabalho no setor. A programação inclui mesas redondas sobre avanços e retrocessos nos direitos das mulheres, saúde global descolonial e o papel da juventude indígena no bem-estar coletivo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento abordará essas disparidades e discutirá soluções para promover um sistema de saúde mais equitativo. “É preciso reconhecer os avanços e (re)construir estratégias coletivas para resistir e avançar na busca por equidade de gênero na saúde”, afirmou Laurenice Pires, vice-presidente da Women in Global Health Brazil, em nota à imprensa.
Debates sobre desafios e soluções
O seminário contará com uma mesa de abertura e painéis que abordarão temas centrais para a equidade de gênero na saúde. Uma das mesas redondas discutirá os avanços e retrocessos nos direitos das mulheres na saúde global, analisando conquistas recentes e desafios ainda existentes.
Além disso, serão realizadas palestras sobre o impacto das contribuições de mulheres do Sul Global para o desenvolvimento da saúde pública, bem como sobre a juventude indígena e o conceito de bem-viver, trazendo perspectivas sobre saúde e qualidade de vida a partir de saberes tradicionais.
Outro tema em destaque será a descolonialidade da saúde global, debatendo como práticas e políticas de saúde podem ser reformuladas para valorizar conhecimentos locais e romper com estruturas historicamente excludentes. O evento também trará uma mesa sobre mulheres, carreira e cuidado, abordando os desafios da conciliação entre a vida profissional e as responsabilidades com o cuidado, que recaem de forma desigual sobre as mulheres.
Entre as palestrantes confirmadas estão Cristina Araripe (Fiocruz), Clician do Couto Oliveira (IBGE), Deisy Ventura (USP), Heloísa Aguiar (Secretária da Mulher do RJ), Lia Gomes (Secretária das Mulheres do CE) e Magda Robalo (Diretora Executiva da WGH Brazil).
O evento será realizado em formato híbrido, presencialmente na Faculdade de Saúde Pública da USP e com transmissão online. As inscrições estão disponíveis no Instagram oficial da Women in Global Health Brazil.
Serviço
1º Seminário da Women in Global Health Brazil: Desafios para as Mulheres na Saúde – do local ao global.
Quando: 28 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Onde: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Pinheiros, São Paulo (SP)