O Canal Futura estreou nesta quinta-feira (19) a série “Mutirão Saúde”, que aborda histórias reais de pessoas em busca de melhor qualidade de vida. Apresentado por Luana Xavier, o programa conta com uma equipe negra e multidisciplinar composta pela médica Simone Nascimento, a preparadora física Ariane Carmona e o psicólogo Lucas Veiga.
Com 13 episódios, a série mostra o impacto das mudanças de hábitos na saúde física e mental dos participantes, incentivando o público a adotar uma rotina mais saudável. O programa está disponível gratuitamente no Globoplay.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Apoio profissional e transformação de hábitos
A palavra “mutirão”, de origem tupi, significa trabalho coletivo. O conceito reflete a abordagem da série, que busca oferecer suporte a pessoas que enfrentam dificuldades para manter uma rotina saudável.
A cada episódio, a equipe do programa analisa o caso de um participante e propõe alternativas viáveis para melhorar sua condição de vida. As mudanças sugeridas não se limitam à orientação médica, mas incluem o envolvimento da família, da comunidade e de projetos locais de saúde.
“A série não busca retratar diagnósticos ou curas imediatas, mas mostrar como pequenas mudanças na rotina, aliadas ao apoio da rede de convivência, podem gerar impactos positivos na saúde”, explica André Libonati, líder de produção de conteúdo do Canal Futura.
Além do acompanhamento especializado, cada participante recebe uma atividade física ou mental recomendada gratuitamente, muitas delas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Lançamento da série em São Paulo
No dia 18 de fevereiro, o Auditório SESI Vila Leopoldina, em São Paulo, sediou o evento de lançamento da série. Com Luana Xavier como mestre de cerimônia, a programação incluiu a exibição de um teaser, do primeiro episódio e uma roda de conversa com os profissionais da equipe do “Mutirão Saúde” e participantes do programa.
“Embora não exerça a profissão, sou formada em Serviço Social e essa experiência me permitiu enxergar profundamente cada participante, identificar potenciais e trocar afeto. Entrava na casa das pessoas e logo me sentia parte da família”, afirmou Luana Xavier sobre sua experiência no programa.