Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

SPFC lança mascote negra em homenagem à velocista Melânia Luz

A atleta fez parte da delegação de 1948, nos Jogos Olímpicos de Londres 

Texto: Patricia Santos | Foto: Rubens Chiri

Jogadoras, jogadores e comissão técnica do São Paulo lado a lado em duas fileiras junto com a nova mascote do clube, a Mel, em homenagem à Melânia Luz

Foto: Foto: Rubens Chiri

18 de setembro de 2023

A primeira mulher negra a integrar a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos foi homenageada em forma de mascote pelo São Paulo Futebol Clube (SPFC) durante o Jogo pela Integridade, que ocorreu este mês simultaneamente em 20 países e foi promovido pela Sport Integrity Global Alliance, no estádio do Morumbi.

A mascote Mel homenageia a velocista Melânia Luz dos Santos, que morreu em 2016 aos 88 anos e fez história e carreira no time paulista nas competições de atletismo em velocidades nos 100m, 200m e 400m rasos.

Na disputa em equipe no 4x100m, Melânia formou o quarteto com Benedicta Souza Oliveira, Elizabeth Clara Muller e Lucila Pini. Esse foi o primeiro quarteto brasileiro feminino de revezamento em Olimpíadas. Durante a primeira série de classificação, as atletas quebraram o recorde sul-americano, com 49.0s, finalizando a participação em 9º lugar.

Durante uma entrevista em 2011 para a ESPN Brasil, Melânia reforçou que a sua presença no maior evento esportivo do mundo não foi algo fácil nem cedido, mas sim uma forma de resistência. “Eu fiquei na história. Eu também competi. Não é que me deixaram”, observou a ex-atleta, que se aposentou como técnica em exames do Hospital do Servidor Público.

A atleta recebeu o título de Emérita da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), concedido pela Assembleia Extraordinária após 50 anos da abolição da escravatura no Brasil.

Mel não é a primeira mascote que o tricolor paulista cria para homenagear referências do esporte brasileiro, Diamantinho, que faz alusão ao histórico atacante são-paulino Leônidas da Silva, o Diamante Negro, também foi apresentado ao clube em 2020.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano