PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Taça das Favelas Brasil tem grande final na próxima semana; veja os finalistas

Partida entre Minas x Cruzeiro pela Taça das Favelas.

Partida entre Minas x Cruzeiro pela Taça das Favelas.

— Reprodução/Taça das Favelas/@ta.santanna_foto

15 de dezembro de 2024

A grande final da Taça das Favelas Brasil está marcada para o dia 21 de dezembro, na Arena Pacaembu, em São Paulo, com abertura dos portões a partir das 13h e transmissão ao vivo pela TV Globo.

A região sudeste domina a decisão com os quatro estados na briga pelo título da terceira edição do torneio organizado pela CUFA e produzido pela InFavela.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

No confronto feminino, Minas Gerais e Rio de Janeiro vão disputar o troféu Marina Athayde, enquanto no masculino, São Paulo e Espírito Santo jogam pelo troféu Jair da Matta. Ambos troféus são homenagens a figuras importantes na trajetória da CUFA.

Minas Gerais chega a decisão com quatro vitórias e uma derrota, marcando dez gols ao longo de cinco jogos. O maior placar foi de 4×0 sobre a seleção Paraná nas quartas de final, e a única derrota sofrida foi para Goiás, 3×0. Também, Nicole Rose Assis, de Minas Gerais, é quem está à frente na artilharia com três gols.

Já as bicampeãs partem para a terceira final consecutiva e veem o sonho do tri cada vez mais perto. Ao longo da edição, a seleção Rio de Janeiro venceu quatro jogos e empatou um, empate este na semifinal contra Goiás, uma partida truncada que acabou nas penalidades. Em cinco jogos, as cariocas fizeram seis gols.

Do lado masculino, os donos da casa marcaram 13 gols em cinco jogos. Roger Ruan Vital desponta na artilharia com sete gols, sendo que o mais próximo é o seu colega de elenco, Guilherme Silva, com três. Assim, a seleção São Paulo venceu quatro jogos e perdeu um. A única derrota foi justo para o seu adversário na grande final, 2×1 para o Espírito Santo em jogo da fase de grupos.

A seleção Espírito Santo chega a decisão com três vitórias e dois empates. No mata-mata, o goleiro Pedro Henrique brilhou nas penalidades e fez a delegação avançar nas quartas e semi, vencendo Bahia e Paraná, respectivamente. A seleção marcou cinco gols em cinco jogos.

Entre as quatro seleções finalistas do maior campeonato de favelas do mundo, é a primeira vez de Minas Gerais na grande decisão e, se ganhar, será inédito para categoria feminina, porque sua adversária, seleção Rio de Janeiro, é a única vencedora, sendo bicampeã.

No retrospecto masculino, São Paulo levou a primeira edição em 2022, enquanto Espírito Santo está com o grito engasgado por conta do vice-campeonato em 2023.

A disputa dos títulos feminino, às 15h, e masculino, às 16h30, serão transmitidos ao vivo na TV Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo e, em situação de empate, a seleção vencedora será definida nos pênaltis, três cobranças iniciais.

Imagem mostra um campo de futebol.
Foto: Divulgação/Oberlan Oliveira

Regras da competição

Durante as partidas, será aplicada a regra dos dois minutos, que prevê que em caso de ficar no chão e demorar a se levantar, resultando na paralisação do jogo, o atleta ficará dois minutos fora de campo para receber o devido atendimento médico e assegurar sua integridade.

Se o jogador não precisar de atendimento, também ficará de fora dois minutos pela tentativa de ludibriar a arbitragem e atrasar o andamento da partida.

 Final Taça das Favelas Brasil 2024

Feminino – 15h
Seleção Minas Gerais x Seleção Rio de Janeiro

Masculino – 16h30
Seleção São Paulo x Seleção Espírito Santo

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano