Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Tô no Mapa’: Plataforma facilita cadastro de informações sobre territórios tradicionais

Integração com a Plataforma de Territórios Tradicionais permite o cadastro de territórios pelo celular
A imagem mostra um dos territórios tradicionais mapeados pela plataforma Tô no Mapa.

Foto: Gilvani Scatolin/Instituto Socioambiental

14 de fevereiro de 2024

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), anunciou uma nova funcionalidade na Plataforma de Territórios Tradicionais. Agora, em colaboração com o aplicativo Tô no Mapa, povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares podem cadastrar seus territórios diretamente pelo celular.

Essa integração visa tornar o cadastro mais dinâmico, simplificado e acessível, permitindo que as comunidades autodeclaradas insiram informações georreferenciadas sobre seus territórios. Segundo a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, essa iniciativa fortalece a garantia de direitos para aqueles que vivem em territórios tradicionais.

Para utilizar a nova função, os usuários devem validar o cadastro da comunidade no aplicativo, responder algumas perguntas e enviar o registro diretamente para a Plataforma de Territórios Tradicionais. Na plataforma, é possível compartilhar informações detalhadas sobre o território, incluindo delimitação da área, histórico da comunidade e outros aspectos relevantes.

Além de facilitar o mapeamento dos territórios tradicionais, a plataforma visa apoiar soluções para demandas dessas comunidades e criar uma base social georreferenciada para identificar diferentes estágios de reconhecimento dos territórios.

O aplicativo Tô no Mapa é resultado do diálogo entre organizações sociais e comunidades com o intuito de fortalecer a luta por direitos territoriais ainda não reconhecidos. É uma realização do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), do ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), da Rede Cerrado e do Instituto Cerrados (IC).

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano