PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça Desportiva multa jogador do América-MG em R$ 2 mil por discriminação racial

A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva também determinou a suspensão do atleta do América-MG pelo período de cinco jogos
A foto mostra Miguelito, jogador do América-MG, em partida contra o Goiás no dia 20 de abril de 2025.

A foto mostra Miguelito, jogador do América-MG, em partida contra o Goiás no dia 20 de abril de 2025.

— Reprodução/América-MG

20 de maio de 2025

Na última segunda-feira (19), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou multa de R$ 2 mil ao jogador boliviano Miguel Ángel Terceiros Acuña, conhecido como Miguelito, do América-MG, por cometer discriminação racial durante um jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro.

O meia-atacante também foi punido com uma suspensão de cinco jogos. Por ser emitida em primeira instância, a defesa do jogador pode recorrer da decisão. Atualmente, o atleta atua no clube mineiro após ser emprestado pelo Santos em março deste ano. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O caso ocorreu no dia 4 de maio, em uma partida contra o Operário-PR, no Estádio Germano Krüger, na cidade de Ponta Grossa (PR). Aos 30 minutos do primeiro tempo, o atacante da equipe paranaense Allano denunciou falas racistas do boliviano aos árbitros.

A partida chegou a ser interrompida pelos juízes, seguindo o protocolo antirracista da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas foi retomada 15 minutos depois.

De acordo com a denúncia apresentada pelo procurador Jhonny Prado, do STJD, as provas processuais comprovam a conduta racista do atleta do América-MG. No entanto, os clubes, também denunciados no processo, foram absolvidos.

Em comunicado publicado no X, o clube mineiro declarou que entrará com um pedido de suspensão do parecer para permitir a atuação do jogador até que um novo julgamento seja marcado.

“Em julgamento no STJD nesta segunda-feira (19), o América, que corria risco de perda de mando de campo e pontos, foi absolvido de forma unânime.

Já o atleta Miguelito, por três votos a dois, levou cinco jogos de suspensão. O clube vai entrar com efeito suspensivo para que o jogador possa atuar até que um novo julgamento seja marcado”, diz a nota.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano