PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vini Jr. é eleito melhor jogador do mundo no Globe Soccer Awards e consolida temporada histórica

Atacante brasileiro conquista mais um prêmio em temporada marcada por polêmicas e superação; atacante também faturou o troféu de melhor atacante
Imagem de Vini Jr. no Globe Soccer Awards, o atacante do Real Madrid recebeu o prêmio de melhor atacante e melhor jogador do mundo.

Foto: Reprodução/Real Madrid

27 de dezembro de 2024

Vini Jr., atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi consagrado como o melhor jogador do mundo na edição 2024 do Globe Soccer Awards, realizada nesta sexta-feira (27), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A premiação é organizada pela Associação Europeia de Clubes e pela Associação Europeia de Agentes de Jogadores, e reuniu grandes nomes do futebol mundial.

“Estou muito feliz de receber esse prêmio, de estar nesse lugar com muitos craques, que sempre acompanhei de longe. Não poderia deixar de agradecer o Real Madrid, meus companheiros e todo mundo que trabalhou para que eu pudesse estar aqui hoje”, declarou Vini Jr. ao receber o troféu. Além do título principal, ele também foi premiado como melhor atacante do mundo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Consagração após polêmicas no Bola de Ouro

A vitória no Globe Soccer Awards consolida a temporada brilhante de Vini Jr., que, no dia 17 deste mês também faturou o prêmio de melhor jogador do mundo no Fifa The Best, quebrando um jejum de 17 anos sem que um brasileiro conquistasse a honraria.

As recentes conquistas ocorreram em meio à polêmica envolvendo o Bola de Ouro 2024, entregue pela revista France Football. Vini Jr, apontado como favorito, perdeu o prêmio para o espanhol Rodri, do Manchester City, o que gerou revolta no Real Madrid e no público.

Diversos jogadores, como Camavinga, Arda Güler, Toni Kroos e Richarlison, manifestaram apoio a Vinicius, com o último chamando o resultado de “constrangedor”.

Horas antes do anúncio do Bola de Ouro, o Real Madrid declarou um boicote à cerimônia em Paris, alegando falta de transparência nos critérios de escolha. “Se os critérios não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a premiação não respeita o Real Madrid”, declarou o clube.

O atacante respondeu ao resultado com uma publicação nas redes sociais: “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”.

Uma temporada vitoriosa

Ao longo do ano, Vinicius Júnior somou 26 gols e 11 assistências em 49 partidas pelo Real Madrid e pela Seleção Brasileira. Ele também conquistou a Champions League, a Supercopa da Espanha e a La Liga, reforçando seu status como um dos principais jogadores do futebol mundial.

Além de seu desempenho esportivo, Vini Jr se destacou em 2024 por sua luta contra o racismo, uma questão que marcou sua trajetória no futebol europeu. Em diversas ocasiões, ele denunciou episódios de discriminação e liderou campanhas por maior igualdade e respeito no esporte.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também chegou a homenagear o brasileiro: “Enfrenta o racismo e continua fazendo história por onde passa. Vini Jr é e sempre será nosso Bola de Ouro”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano