A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou um novo sistema de empréstimo de livros, o Zé Delivros. Agora, a população terá acesso ao acervo da Biblioteca Parque Municipal Padre Sá, sem precisar ir ao local para pegar os exemplares. O projeto de incentivo à leitura segue os protocolos de segurança e higiene da pandemia da Covid-19, e os pedidos podem ser feitos por mensagem de WhatsApp.
O projeto Zé Delivros começou em maio e surgiu a partir dos debates e encontros da FLIBA (Festival de Literatura da Baixada), que aconteceu em Queimados entre os meses de março e abril, realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc. A cidade, que fica na Baixada Fluminense, tem cerca de 150 mil habitantes.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para evitar a contaminação do coronavírus, os livros são higienizados e passam por uma quarentena de 14 dias. O acervo de livros disponíveis para empréstimo está disponível para consulta no Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados ou na rede social da Biblioteca de Parque Padre de Sá.
“O processo de leitura aliado à educação e cultura, tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano, além de contribuir fortemente com o laser nesse período pandêmico. O Zé Delivros, acaba facilitando e promovendo esse encontro com os leitores que estão impedidos de sair de casa”, disse Rômulo Sales, secretário de Cultura e Turismo da cidade.
O leitor escolhe o Livro na relação da biblioteca, entra pelo aplicativo WhatsApp, envia uma mensagem para 21 97517-0095, faz o cadastro, combina a entrega do livro e aguarda o livro em casa no prazo máximo de 15 dias, dependendo do fluxo de pedidos. As solicitações de livros podem ser feitas das 8h às 20h.