PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Alcione ganha exposição em homenagem aos 50 anos de carreira

“Com Amor, Alcione” celebra a trajetória da cantora no Centro Cultural Vale Maranhão
Imagem da cantora Alcione na abertura da exposição “Com amor, Alcione”.

Imagem da cantora Alcione na abertura da exposição “Com amor, Alcione”.

— Reprodução/Emanuelle Rebelo

23 de fevereiro de 2025

Em homenagem às cinco décadas de uma trajetória que marcou a música brasileira, Alcione apresenta a exposição “Com amor, Alcione” , em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado em São Luís, até o dia 30 de agosto. A mostra reforça a importância cultural da cantora, que levou a força do Maranhão para o mundo. 

Na primeira exposição dedicada à cantora no Brasil, o público terá a oportunidade de mergulhar na vida e obra da artista por meio de fotos raras e experiências interativas. A expografia reúne mais de 300 fotos do acervo de Alcione, com figurinos de várias fases da rainha do brilho, discos e objetos pessoais. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Dona de uma das maiores vozes da música, em 2024 teve um enredo dedicado com “Negra Voz do Amanhã” pela Verde e Rosa para honrar uma trajetória marcada com hinos como “Não deixe o Samba Morrer” e “Meu Ébano”. O álbum comemorativo de sua carreira, “Alcione 50 anos” , foi vencedor do prêmio de Melhor álbum de Samba no Grammy latino.  

Um mergulho na vida da Marrom 

A cantora natural de São Luís demonstra a ligação cultural com as suas raízes ligadas ao local, com a presença de figuras características como o  Bumba meu Boi, importante manifestação cultural do Maranhão. 

Com um roteiro expondo diferentes versões da artista, a vivência também manifesta a religiosidade de Alcione, representada por um altar construído baseado nos relatos sobre suas crenças. 

Os detalhes foram pensados no estilo autêntico da Marrom, representados com todas as suas cores, inclusive da Mangueira, escola de samba preferida da artista e que está presente na exposição produzida com a curadoria Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim. 

“Durante a pesquisa, fomos percebendo que a obra de Marrom é uma grande dedicatória ao amor e, principalmente, às mulheres. Tudo o que Alcione cantou e tocou foi dedicado. Assim, pensamos a exposição como uma dedicatória carinhosa que trata da obra e vida da artista. O visitante é convidado a sentir esse afeto e, por ele, entender a importância revolucionária da artista para a cultura maranhense, brasileira e mundial”, explica Deyla.

São anos de história dedicados a uma trajetória única explorados de maneira delicada para destacar a vida de Alcione, com mais de 30 discos lançados e que já passou por 30 países através da música. O público ainda poderá interagir com a obra da artista por meio de uma jukebox exclusiva com sua trilha sonora completa e um karaokê, onde os visitantes poderão soltar a voz.

A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a sábado, das 10h às 19h. Nas próximas semanas a exposição também contará com um tour virtual que será anunciado em breve e disponível na íntegra para todo Brasil. 

Serviço

Exposição “Com Amor, Alcione”

Visitação: até 30 de agosto

Horário: das 10h às 19h de terça-feira a sábado

Local: Centro Cultural Vale Maranhão | Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís no Maranhão

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano