A cantora e ícone do samba Alcione recebeu na terça-feira (2) a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior honraria concedida ao setor cultural no Brasil. A cerimônia aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e reuniu artistas, intelectuais e autoridades.
Na ocasião, as medalhas foram entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento reconheceu personalidades e instituições que contribuem de forma significativa para a valorização da diversidade artística e na identidade brasileira.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre os homenageados com a honraria no grau de Grã-Cruz, além de Alcione , estiveram a atriz Zezé Motta e a cantora e deputada estadual Leci Brandão.
A escritora e intelectual mineira Conceição Evaristo foi homenageada com o título de Comendadora, assim como a cantora Teresa Cristina. Já a cantora e compositora Liniker recebeu o título de Cavaleira.
Criada pela Lei nº 8.313 de 1991, a Ordem do Mérito Cultural é dividida em três categorias, Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro, prestando uma homenagem a pessoas físicas ou jurídicas por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.
Com informações da TVT News.