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Apropriação estética da arte popular é tema de livro lançado por pesquisadora baiana

Lançamento da obra de Jancileide Souza dos Santos acontecerá no dia 24 de janeiro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador
A imagem mostra Jancileide Souza, mulher negra, autora do livro sobre estética da arte popular.

Foto: Divulgação

17 de janeiro de 2024

A arte popular ganha destaque em um estudo inédito realizado pela doutora e mestra em História da Arte pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jancileide Souza dos Santos. Sua pesquisa sobre a legitimidade artística e a apropriação estética da arte popular resultou no livro “Colecionismo de Arte”, que será lançado pela editora Appris.

O evento de lançamento, aberto ao público, está marcado para o dia 24 de janeiro, às 17h, na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. Após o lançamento, haverá um sarau com A Pombagem, grupo de arte popular.

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O livro de Jancileide Souza dos Santos analisa a história do processo de promoção, circulação e apropriação estética da arte popular no Brasil. A autora destaca a experiência de colecionismo, a construção de um campo artístico e a emergência de um mercado de artesanato e arte popular. A obra é resultado de pesquisas aprofundadas e será uma referência para estudiosos das artes, museologia, antropologia, design e arquitetura.

Jancileide, professora adjunta de História da Arte do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), aponta a importância da arte regional, popular e artesanal e ressalta que ela é uma expressão das populações negras, indígenas ou afro-indígenas e como ela traduz a diversidade, memória biocultural e ancestralidade desses povos.


O livro, dividido em quatro capítulos, abrange temas como as noções de arte e cultura popular, a história da arte popular no Brasil, a formação de coleções de arte popular e a relação entre o colecionismo e a apropriação estética por parte de artistas modernos na Bahia.

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  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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