PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Arrepio’: cantor baiano LUI lança projeto de samba ancestral

O curta-metragem musical tem como enredo a relação de fé e força de uma pessoa com as divindades das religiões de matriz africana durante a vida
'Arrepio' cantor baiano LUI lança projeto de samba ancestral

Foto: Divulgação/LUI

31 de dezembro de 2024

O cantor baiano LUI, natural de Alagoinhas e soteropolitano de vivências artísticas há mais de duas décadas, lançou o projeto “ARREPIO”, um videoclipe expandido com cinco canções inéditas de samba ancestral, com referência ao samba arrastado de Santo Amaro, ao samba caboclo e de terreiro.

O curta-metragem musical tem como enredo a relação de fé e força de uma pessoa com as divindades das religiões de matriz africana durante a vida. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Nós de religiões afrodiaspóricas acreditamos num tempo espiralar, ou seja, somos a amálgama do passado, presente e futuro. No videoclipe, as pessoas vão imergir na história de uma pessoa em diferentes gerações (a criança, o jovem, o adulto, o maduro, o idoso), conectadas por um baú de encantarias ancestrais – um presente de orixá”, conta LUI.

Idealizado por LUI em parceria com o diretor artístico Fred Soares, ARREPIO é composto pelas canções “Silêncio é Ebó”, “Poucas Palavras” feat com Vânia Abreu, “Peito Aberto”, “Efó” (com participação de Roberto Mendes) e “Cala Boca, Xiu” feat com As Ganhadeiras de Itapuã.

As imagens foram gravadas no Parque São Bartolomeu (Salvador), no Ilê Asè Idà Omí (Dias D’Ávila) e na comunidade de Quingoma (Lauro de Freitas). A direção e produção musical é de Theo Silva e a direção de movimento de Leandro de Oliveira.

O novo projeto abre caminho para o novo álbum do artista, chamado “PRESENTE”, a ser lançado no primeiro semestre de 2025.

“Este projeto é a afirmação de um caminho, do Samba. Precisei de Tempo para sentir o som que deixa a ‘pele ouriçada’. Enxergo que o samba é o meu lugar de pertencimento ancestral, onde me sinto à vontade para trazer poética sonora que desejo ecoar no mundo”, declara LUI, multiartista que também assina as composições ao lado de Vini Mendes, parceiro desde o primeiro álbum, chamado “Eu Sou Amor”.

Cantor, compositor, artista da cena teatral baiana e produtor cultural, LUI tem investido de maneira independente desde 2020 na carreira musical, ao lado de Fred Soares.

Nesse período, pôde explorar diversos ritmos e estilos musicais – axé music, pagode, forró, entre outros, abordando temáticas afrodiaspóricas e políticas, como a homoafetividade e a sorofobia.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano