PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Artistas negras dão voz ao conto “O Alienista” de Machado de Assis

Apresentação tem entrada gratuita e será sábado, 21 de setembro, no festival “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo

19 de setembro de 2019

As artistas negras Ana Moraes e Denise Aires dão voz ao conto “O Alienista” de autoria de Machado de Assis. A apresentação tem entrada gratuita e será neste sábado, 21 de setembro, às 14h, no festival artístico “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

Publicado em 1882, “O Alienista” é considerado um clássico da literatura brasileira. A obra de autoria do escritor negro debate a fronteira entre a racionalidade e a loucura.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Em maio deste ano, a Faculdade Zumbi dos Palmares lançou a campanha “Machado de Assis Real” para reivindicar o reconhecimento do autor enquanto homem negro. Segundo comunicado da instituição de ensino, a campanha é uma resposta à tentativa de embranquecimento de Machado de Assis.

Ana Moraes conta que ser uma mulher negra e participar do evento recitando Machado de Assis é um ato de representatividade. “Recitar um escritor negro que foi embranquecido para maior aceitação de suas obras se faz urgente e necessário. É criar uma representatividade legítima no festival”, afirma.

Sua dupla na leitura, Denise Aires avalia ser uma forma de resgatar a importância do negro na construção da literatura brasileira. “É informar e relembrar a importância desse autor. Precisamos incentivar a pesquisa pela real história do povo negro”, acrescenta.

“Outras Portas, Outras”

Ainda no sábado, 21 de setembro, às 20h30, o evento conta com a apresentação do espetáculo “Outras Portas, Outras”, da Companhia Sansacroma.

O grupo residente na periferia da Zona Sul de São Paulo explora a política do corpo negro em uma sociedade que trata operários negros com inferioridade. As cenas mostram a indignação transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro.

Evento para o público infanto-juvenil

A segunda edição do festival “Soy Loco Por Ti Juquery” reunirá intervenções artísticas, shows, exposições, espetáculos, feira gastronômica, entre outras atrações voltadas para o público infanto-juvenil.

O projeto foi criado com o objetivo de ressignificar o Complexo Hospitalar do Juquery e relembrar o papel da arte na história da instituição inaugurada em 1898. Atualmente, o espaço abriga 65 idosos e possui um modelo assistencial voltado para o trabalho terapêutico.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Serviço:

Festival “Soy Loco Por Ti Juquery”

Quando: 20, 21 e 22 de setembro, das 10h às 22h

Onde: Complexo Hospitalar do Juquery | Franco da Rocha – SP | Acesso pela Linha 7 Rubi da CPTM

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano