As artistas negras Ana Moraes e Denise Aires dão voz ao conto “O Alienista” de autoria de Machado de Assis. A apresentação tem entrada gratuita e será neste sábado, 21 de setembro, às 14h, no festival artístico “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.
Publicado em 1882, “O Alienista” é considerado um clássico da literatura brasileira. A obra de autoria do escritor negro debate a fronteira entre a racionalidade e a loucura.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em maio deste ano, a Faculdade Zumbi dos Palmares lançou a campanha “Machado de Assis Real” para reivindicar o reconhecimento do autor enquanto homem negro. Segundo comunicado da instituição de ensino, a campanha é uma resposta à tentativa de embranquecimento de Machado de Assis.
Ana Moraes conta que ser uma mulher negra e participar do evento recitando Machado de Assis é um ato de representatividade. “Recitar um escritor negro que foi embranquecido para maior aceitação de suas obras se faz urgente e necessário. É criar uma representatividade legítima no festival”, afirma.
Sua dupla na leitura, Denise Aires avalia ser uma forma de resgatar a importância do negro na construção da literatura brasileira. “É informar e relembrar a importância desse autor. Precisamos incentivar a pesquisa pela real história do povo negro”, acrescenta.
“Outras Portas, Outras”
Ainda no sábado, 21 de setembro, às 20h30, o evento conta com a apresentação do espetáculo “Outras Portas, Outras”, da Companhia Sansacroma.
O grupo residente na periferia da Zona Sul de São Paulo explora a política do corpo negro em uma sociedade que trata operários negros com inferioridade. As cenas mostram a indignação transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro.
Evento para o público infanto-juvenil
A segunda edição do festival “Soy Loco Por Ti Juquery” reunirá intervenções artísticas, shows, exposições, espetáculos, feira gastronômica, entre outras atrações voltadas para o público infanto-juvenil.
O projeto foi criado com o objetivo de ressignificar o Complexo Hospitalar do Juquery e relembrar o papel da arte na história da instituição inaugurada em 1898. Atualmente, o espaço abriga 65 idosos e possui um modelo assistencial voltado para o trabalho terapêutico.
Confira a programação completa no site oficial do evento.
Serviço:
Festival “Soy Loco Por Ti Juquery”
Quando: 20, 21 e 22 de setembro, das 10h às 22h
Onde: Complexo Hospitalar do Juquery | Franco da Rocha – SP | Acesso pela Linha 7 Rubi da CPTM