A BATEKOO, plataforma cultural fundada em Salvador, anunciou uma turnê nacional com eventos em seis capitais brasileiras. A temporada começa em São Paulo no dia 7 de junho e segue para Porto Alegre (20/06), Rio de Janeiro (5/07), Salvador (11/07), Belo Horizonte (19/07) e Brasília (25/07). Os ingressos já estão à venda, exceto para a capital federal, que terá as vendas abertas em breve.
Fundada como festa e consolidada como plataforma de impacto cultural, a BATEKOO construiu, ao longo dos últimos 11 anos, uma atuação que ultrapassa a pista. A iniciativa promove eventos, ações formativas e projetos que valorizam as identidades afro-brasileiras em múltiplas linguagens — da música à moda, do audiovisual ao empreendedorismo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Artur Santoro, sócio e diretor de projetos da BATEKOO, destacou em nota à imprensa a trajetória da iniciativa: “Há 11 anos construímos espaços afirmativos para pessoas negras e movimentamos a economia criativa. A BATEKOO é mais que uma festa; é uma plataforma que gera oportunidades”.
Porto Alegre recebe primeira edição
A edição de Porto Alegre representa uma estreia para a BATEKOO no Rio Grande do Sul. Anne Borges, gerente de projetos da plataforma, destaca a importância do momento.
“Estou na BATEKOO desde 2022 e sou a única gaúcha na equipe, então, produzir a estreia da marca no Rio Grande do Sul tem uma sensação única e de muita expectativa e maturação.”
Anne também é fundadora do BATUKBAILE, projeto de encontros negres que colabora com a realização do evento em Porto Alegre. A conexão se consolidou após a passagem do DJ Maurício pela cidade.
“Foi quando ele percebeu que a pista aqui é tão quente quanto em qualquer outro lugar do Brasil, com uma diáspora unida e fortalecida. Assim surgiu e selou a confiança em trazer a BATEKOO pela primeira vez em parceria com a gente”, conclui.
Acesso, formação e produção cultural
A BATEKOO mantém uma política de preços acessíveis. Os ingressos do primeiro lote custam entre R$ 26 e R$ 31, com valores ajustados conforme cada cidade. A proposta busca garantir que o acesso às festas e experiências culturais seja possível para o público jovem e periférico.
Além das festas, a plataforma atua em frentes como o BATEKOO Festival, as BATEKOO Produções e a Escola B, núcleo educacional voltado à formação de jovens nas áreas criativas. A estrutura permite que a BATEKOO circule em várias frentes da cultura negra contemporânea, promovendo arte, conhecimento e presença nos espaços públicos e institucionais.