PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Beatriz Nascimento será a escritora homenageada da Flup 2024

A programação oficial do festival será lançado dia 11 de maio no Rio de Janeiro
A imagem mostra a escritora e ativista Beatriz Nascimento. Ela será homenageada na edição de 2024 da Flup.

A imagem mostra a escritora e ativista Beatriz Nascimento. Ela será homenageada na edição de 2024 da Flup.

— Reprodução

19 de abril de 2024

Para celebrar a carreira de Beatriz Nascimento, conceituada historiadora, professora, intelectual e ativista pelos direitos humanos de pessoas negras e mulheres, a Festa Literária da Periferia (Flup) organizará atividades que homenageiam seu legado. No dia 11 de maio a agenda anual do evento será apresentada no Circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro.

A 14ª edição do festival vai tratar das transformações culturais e impactos sociais do trabalho de Beatriz Nascimento e os quase 30 anos de sua morte. A escritora Conceição Evaristo e a filósofa Helena Theodoro farão parte da homenagem à amiga e companheira de ativismo. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A programação de lançamento oficial da agenda contará com mesas de debates sobre a escritora. Antes de cada reunião, o sarau Beatriz Nascimento apresentará poesias autorais e da homenageada. O Pagode da Gigi, grupo composto por mulheres, vai encerrar o evento com uma roda de samba.

Em nota, a organização do festival informou que a edição vai abrir espaço para uma rede de 100 mulheres acadêmicas negras orientadas pelas pesquisadoras Thaís Alves Marinho e Rosinalda Simoni. Ao longo de 2024, essas intelectuais participarão de outros eventos que ocorrerão em espaços periféricos da cidade. 

O evento terá ainda o lançamento do livro que conta a história delas, intitulado “Dicionário Biográfico: Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas”. 

Serviço

Lançamento da agenda anual da Flup
Dia: 11 de maio de 2024, sábado
Hora: a partir de 12h 
Local: Circo Crescer e Viver (próx. Estação Praça Onze)
Entrada gratuita.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano