PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bloco dedicado à música preta brasileira celebra 13 anos com desfile no Rio

O evento vai às ruas homenagear o cantor Wilson Simonal e apresenta diversos ritmos afro-brasileiros
Imagem de foliões durante o bloco Estratégia em 2024.

Imagem de foliões durante o bloco Estratégia em 2024.

— Reprodução/Xerel

21 de fevereiro de 2025

O Bloco Estratégia, dedicado à música preta brasileira, vai às ruas no pré -carnaval carioca completando 13 anos de desfile neste sábado (22), a partir das 9h, no largo São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro. As apresentações misturam diversos ritmos afro-brasileiros com sons dos bailes black, a energia dos batuques, rodas de coco, samba e maculelê. 

O circuito contará com músicas em homenagem ao cantor e compositor brasileiro Wilson Simonal, dono de faixas como “Nem vem que não tem” e “Nanã”. O set especial também celebra os 50 anos de lançamento do álbum “Racional”, de Tim Maia, com sons do disco histórico, contemplado por “Que Beleza”, “Guiné Bissau Moçambique e Angola” e “O Caminho do Bem”. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com um palco inspirado nos bailes black, o Estratégia é uma experiência imersiva aberta a todos os públicos, inclusive com o “momento do Beijaço”, que dedica músicas lentas aos casais de todos os gêneros para demonstrar afeto. 

Neste ano, a novidade é a chegada do grupo “Os garotin de São Gonçalo” na programação, representando a contemporaneidade da música popular fluminense.

Para aliviar o calor, o circuito terá também um caminhão-pipa, além de ventiladores que jogam água e banheiros climatizados.

Bloco Estratégia

A ideia do Estratégia surgiu de uma reunião entre amigos músicos com o intuito de homenagear o cantor Tim Maia, porém a mudança precisou ser feita devido ao uso de imagem, adaptando-se para homenagear a Música Preta Brasileira. Em 2012 o bloco estreou no Carnaval, atingindo um público de mais de 10 mil pessoas em cada edição e desde então se consagrou na festividade como referência em um repertório que valoriza compositores negros, incluindo Tim Maia, Jorge Ben, Bezerra da Silva, Criolo e Leci Brandão.

Seu trajeto já passou por pontos históricos do centro do Rio, como Rua do Lavradio, Pedra do Sal e Praça Tiradentes, até se estabelecer no Largo de São Francisco de Paula, em 2015. 

Desde 2020 o Bloco institui bolsas para pessoas LGBTQIAPN+ e moradores de áreas periféricas do Rio de Janeiro, garantindo diversidade entre batuqueiros. Os integrantes regulares contribuem com uma taxa de manutenção e os bolsistas têm a possibilidade de isenção, para promover o acesso à diversidade e à inclusão. 

Serviço

Bloco Estratégia

Data: 22 de fevereiro (sábado)

Horário: a partir das 9h

Local: no Largo São Francisco de Paula, Rio de Janeiro

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano