PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Catadores de recicláveis criam série para contar as próprias histórias e opiniões

3 de novembro de 2020

Primeira temporada do Cataflix tem cinco episódios e o primeiro já está disponível no YouTube; os trabalhadores são responsáveis por 90% de todo o material reciclado no Brasil

Texto: Juca Guimarães | Edição: Nataly Simões | Imagem: DiCampana Foto Coletivo

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O trabalho dos catadores de materiais recicláveis é importante para a preservação ambiental e a invisibilidade dessa atividade está mudando. É o que mostra o programa Cataflix, que estreou no dia 30 de outubro no YouTube. A cada 15 dias será lançado um novo episódio da primeira temporada da série, apresentada pelos catadores Anne e Carlos, que trabalham com recicláveis há, respectivamente, três e cinco anos.

Os catadores são responsáveis por 90% de todo o material que o Brasil recicla. É uma economia de recursos, tempo de produção e preservação ambiental. A ideia da série é mostrar de maneira dinâmica a rotina, os problemas, as opiniões e as histórias desses trabalhadores. “O catador é um agente ambiental que faz mais pela natureza do que qualquer ministro ou presidente”, diz Anne.

O primeiro episódio do Cataflix faz um panorama geral sobre a atividade e a importância da remuneração dos trabalhadores. O segundo capítulo traz como tema os efeitos da pandemia da Covid-19 na categoria.

“Os catadores são agentes ambientais e professores. A gente só colocou as câmeras para registrar o imenso conhecimento desses trabalhadores”, conta João Bourroul, coordenador de comunicação do Pimp My Carroça.

A série é um projeto da ONG Pimp My Carroça, que existe desde 2012 usando arte e ideias criativas para gerar renda, reformar carroças e proporcionar reconhecimento social para os catadores. A ONG também é responsável pelo app Cataki, que conecta redes de catadores com pessoas, empresas e comércios que produzem resíduos recicláveis.

Pelo aplicativo, de funcionalidade simples, o usuário acha o catador mais perto da sua casa e pede para ele retirar os resíduos recicláveis. São mais de 3 mil catadores na plataforma, que está presente em 530 cidades.

Confira o primeiro episódio de Cataflix:

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano