PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com galeria a céu aberto, projeto abre espaço para inclusão digital em escola pública

Instalação permanente de arte e tecnologia exibe, em um mural digital, obras de diferentes artistas na maior favela da cidade de São Paulo

Texto: Patricia Santos | Foto: Cacá Bernardes

Imagem mostra fachada da escola Luiz Gonzaga do Nascimento Jr e o mural digital.

Foto: Foto: Cacá Bernardes

13 de setembro de 2023

Uma torre instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, no bairro de Heliópolis, zona sul de São Paulo, visa disseminar a produção de arte contemporânea periférica e a inclusão digital dos moradores a partir do projeto “Escada para Nuvens”.

Ao longo de 2023 foram selecionados 12 artistas e coletivos que atuam no território para serem exibidos no mural, o que resultou em uma mostra diversa e potente das mais variadas linguagens em um espaço digital e visual disponível 24h por dia.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Como proposição artística, a iniciativa é uma intervenção no espaço público que altera a paisagem sob diferentes aspectos, além de subverter a função original dos painéis de led, normalmente a serviço da publicidade, para exibir trabalhos de artistas locais a pessoas que transitam pela região.

O formato vertical do painel oferece uma nova perspectiva para as narrativas artísticas audiovisuais. A verticalização não se limita apenas à disposição física do mural digital, mas também simboliza uma verticalização das possibilidades de contar histórias, tal qual as telas dos smartphones.

Serviço:

Onde: EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr – Gonzaguinha – Estrada das Lágrimas, 1029, Heliópolis – São Paulo, SP

Quando: Todos os dias, 24h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano