O filme “Poema” é o primeiro da história da marca com intérprete de libras e dá início a uma ação internacional que propõe consumidores a refletirem sobre novos valores e atitudes
Texto: Lenne Ferreira | Edição: Nataly Simões | Imagem: Daniel Assis/Divulgação
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“Espera! E se, ao invés de voltar, a gente for pra frente?”. A provocação está na abertura do vídeo “Poema”, que a Coca-Cola lança para saudar a chegada de 2021. “Abertos pro melhor” é o título da campanha estrelada pelo rapper brasileiro Djonga, que convida os consumidores da marca a pensarem sobre novas possibilidades e arranjos em um contexto de crise sanitária. O comercial, primeiro da Coca-Cola com intérprete de libras, será veiculado em emissoras de TVs e salas de cinema em mais de 85 cidades, além de todas as plataformas digitais da marca.
Com 10 anos de carreira, Djonga é um dos expoentes de uma geração que tem combatido diversas formas de preconceito e pautado o debate público por meio das redes sociais e manifestações de rua. O poder de influência dessa geração e o fortalecimento de lutas contra opressões sobre grupos “minoritários” é uma pauta que também tem sido captada por grandes empresas.
Há alguns anos, a Coca-Cola tem apresentado projetos para garantir mais representatividade na empresa com uma política institucional. A marca compõe a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições que lutam pela superação do racismo no ambiente corporativo. Recentemente, o grupo se pronunciou sobre o caso do Carrefour em comunicado divulgado nas redes sociais se solidarizando com a dor de familiares e amigos de João Alberto Silveira Freitas, morto no estacionamento de uma unidade da rede de supermercados da cidade de Porto Alegre (RS) no dia 19 de novembro.
Para encerrar 2020, o ano da pandemia mundial, a empresa aposta numa mensagem de positividade e otimismo num tom esperançoso que tem os contornos da voz de Djonga, o mineiro cuja música “Fogo nos Racistas” virou grito de guerra do movimento negro. Com mais de 2 milhões de seguidores, o MC deve protagonizar outras peças da campanha nos próximos meses.
“A proposta da marca é recebermos 2021 de uma maneira diferente: é um convite para que cada um faça suas reflexões individuais, que tantos de nós tivemos durante 2020. Analisar quais hábitos devemos manter nas nossas vidas e quais devemos abandonar. Reconhecendo o valor das pequenas coisas, buscando mudanças e valorizando a beleza do cotidiano. Tirar as ideias do papel e transformar em atitude”, conta Marina Rocha, diretora de marketing de Coca-Cola no Brasil.
Gigante da indústria de bens e consumo, com a campanha“Abertos pro melhor”, a empresa também inaugura a primeira peça publicitária com tradução em libras que conta com a atuação do intérprete Anderson Rodrigues. “Poema” também será veiculado em emissoras de TVs e salas de cinema em mais de 85 cidades, além de ser disponibilizado em todas as plataformas digitais da Coca-Cola nas versões de 60’’, 30”, 15” e 6”.