Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça Muato, multiartista que tem colecionado prêmios e indicações no teatro

Premiado no Brasil e no exterior, ele concorre ao Prêmio Shell de Teatro em duas categorias
A imagem mostra o multiartista Muato, que recebeu duas indicações ao 34º Prêmio Shell de Teatro.

Foto: Paulinho Felicissimo/Divulgação

4 de fevereiro de 2024

O compositor e multiartista Muato está em destaque no cenário do Teatro, recebendo duas indicações ao 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria música. Reconhecido por sua criatividade e sofisticação, Muato assinou cinco trabalhos de direção musical para teatro em 2023.

O músico, responsável por dois dos quatro trabalhos indicados ao prêmio, comemora em nota para a imprensa as indicações como um impulso energético para seus próximos projetos. Entre suas produções, destacam-se “Chega de Saudade!” e “Pelada – A Hora da Gaymada”, sendo esta última uma produção em parceria com o Complexo Negra Palavra, grupo do qual fez parte desde 2019.

Em “Pelada – A Hora da Gaymada”, a peça aborda de maneira única o cruzamento entre a clássica pelada heterossexual e a “gaymada” (adaptação do tradicional “jogo de queimado” pela população LGBTQIAPN+ periférica), oferecendo uma comédia suburbana que explora a disputa pelo uso do Campo do Furão, localizado em Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O trabalho representa a afinidade de Muato com a linguagem teatral e destaca a precisão do grupo Complexo Negra Palavra em executar o trabalho de percussão corporal.

Já em “Chega de Saudade!”, Muato, que também atua no espetáculo, ficcionaliza personagens, biografias e memórias da Bossa Nova nas décadas de 1950 e 1960, apresentando uma versão com elenco composto apenas por atrizes e atores negros. Segundo o artista, o desafio foi romper os padrões do gênero musical, usando a estética da Bossa Nova para expressar uma ideia política.

Oriundo de Vila Isabel, bairro do subúrbio carioca, o artista iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto e expandiu sua atuação para diversas frentes e expressões artísticas. Muato acumula prêmios, como o Awards Deutscher Rock & Pop Preis, na Europa, e o prêmio APTR.

Além de seu trabalho no teatro, Muato também é cantor e compositor, sendo o criador do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”. O projeto de música urbana deu origem ao festival “Afrolove” e o “Muato Sessions”, que promove shows itinerantes e colaborações com diversos artistas.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano