Artista e pesquisador da música negra, Zé Eduardo, indica cantores que mantêm viva a tradição do canto negro no Brasil
Texto e imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Zé Eduardo é um artista com mais de 20 anos de carreira e dedicou-se à técnica de canto negro, própria da soul music americana no Instituto Negra Voz em 2008.
“O soul é uma canção que vem do fundo da sua alma e ser cantor de soul é uma responsabilidade, fazer as pessoas se permitirem, chorar, é uma coisa louca”, comenta.
Em projetos como SambaSoul Esporte Clube (2007) e Fechado para Balanço (2012), Zé Eduardo usou o canto negro como técnica para compor e imprimir emoções profundas na “música preta brasileira”, como costuma chamar.
“O canto negro é a base de tudo na música brasileira, porque o Brasil é negro”, comenta.
Ele indica seis artistas contemporâneos que mantém viva a tradição do canto negro no Brasil. São eles:
Liniker e os Caramelows
“Liniker é uma explosão! Tem uma voz poderosa, única, bem negra e bem bonita”.
Lino Krizz
“O Lino tem uma voz formidável, com uns agudos incríveis e é muito voltado para a black music dos anos 70, um especialista nos anos 60 e 70 e um furacão no palco!”.
Banda Black Rio
Nova Guanabara com Slim Rimografia
“A Black Rio é uma referência mundial da qualidade dos músicos brasileiros, todos os cantores que passam por essa banda são incríveis. A Black Rio tem essa tradição de trazer grandes cantores para o frontline”.
Tony Gordon
“Tony é um mestre, tem uma voz poderosíssima, refinada, elegante, que canta stands de jazz, de soul music. É uma música mais fina”.
Max de Castro
Flor do Gueto – Mano Brown feat Lino Krizz e Max de Castro
“O Max tem ótimas influências e é um grande músico, tem uma voz e uma levada bem diferente e interessante. E é um ótimo compositor”
Izzy Gordon
“A Izzy é uma cantora que é super referência para todas as outras cantoras nacionais, com uma voz marcante, única, tem a elegância como principal destaque”.
Iza
“Essa mulher canta muito, tem uma voz muito poderosa e canta de tudo!”