Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Designer negro ganha prêmio com criação de logo de agência de turismo afrocentrado

29 de dezembro de 2020

Diego Silva foi premiado na décima edição do Brasil Design Award, a premiação mais importante do setor; profissional foi responsável pela concepção da identidade visual da Brafrika, com inspiração na negritude e no empreendedorismo negro 

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Acervo pessoal

O designer Diego Silva, 24 anos, venceu o prêmio Brasil Design Award com o logotipo e a identidade visual que criou para a agência afrocentrada de turismo Brafrika, especializada em pacotes nacionais e internacionais para destinos que têm relação com a história do povo negro.

O logotipo da Brafrika, que é a palavra escrita no formato do mapa do continente africano, criado pelo Diego, foi premiado na categoria Designer Gráfico de Marca para pequenas e médias empresas, concorrendo com 402 projetos finalistas. Foi a décima edição do prêmio, o mais importante do design no Brasil.

Para Diego fazer o projeto da Brafrika foi um prazer e um desafio. “Houve muita empatia. O fato da empresa ser afrocentrada deu um tom muito forte de verdade. A alma do projeto tem a sensibilidade que não teria se fosse feito por um design com formação eurocêntrica de estilo”, afirma.

”Ser um designer negro em um mercado de trabalho onde a hegemonia e o pensamento é totalmente da branquitude é meio que se reafirmar todo dia. Uma pessoa branca que quer passar o eu dela só basta estudar design. Já uma pessoa negra tem que estudar design e ter uma identidade racial bastante sólida”, acrescennta o profissional, que atua na área há sete anos.

Uma das referências que marca a formação diferenciada do designer é a obra do Emory Douglas, diretor artístico, designer, ilustrador do jornal The Black Panther e Ministro da Cultura dos Panteras Negras.

Turismo étnico-racial

A agência de turismo afrocentrada Brafrika foi criada pela empreendedora negra Bia Moremi, 31 anos. Os pacotes  de viagens são voltados para lugares que trazem uma forte história do povo negro e também com uma conexão com a negritude do presente nesses locais. “A Brafrika resgata um passado que o turismo tradicional apaga e abre novas possibilidades de um afrofuturo”, diz Bia.

Entre os destinos estão viagens que seguem um calendário de festividades negras, como a Festa do Reinado em Minas Gerais (de 4 a 10 de janeiro), a festa de Iemanjá em Salvador (dia 2 de fevereiro), a festa junina com o tambor de criola no Maranhão, e o Festival da Serra da Barriga (uma semana antes do dia 20 de novembro), no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

Para o Rio de Janeiro, a agência tem pacotes para as festividades de São Jorge, no mês de abril, e para São Paulo, nos eventos do mês da Consciência Negra, em novembro, entre eles a Feira Preta. Já para fora do Brasil, há pacotes para eventos importantes da diáspora africana como o AfroNation, em Portugal, e o AfroPunk, na França e nos EUA. Além de eventos na África do Sul e Gana.

“Somos uma empresa online, então ter um logo bonito é como ter uma loja física bem estruturada e atraente. Eu tinha uma identidade visual anterior que usei por uns três ou quatro meses e a Andressa, companheira do Diego, me procurou dizendo que podiam fazer um projeto com uma visibilidade melhor. Escolhi as cores laranja e preto foi incrível. Fizemos camisetas, banners, postagens. É um logo de entendimento muito fácil”, complementa Bia.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano