Diego Silva foi premiado na décima edição do Brasil Design Award, a premiação mais importante do setor; profissional foi responsável pela concepção da identidade visual da Brafrika, com inspiração na negritude e no empreendedorismo negro
Texto: Juca Guimarães I Edição: Nataly Simões I Imagem: Acervo pessoal
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O designer Diego Silva, 24 anos, venceu o prêmio Brasil Design Award com o logotipo e a identidade visual que criou para a agência afrocentrada de turismo Brafrika, especializada em pacotes nacionais e internacionais para destinos que têm relação com a história do povo negro.
O logotipo da Brafrika, que é a palavra escrita no formato do mapa do continente africano, criado pelo Diego, foi premiado na categoria Designer Gráfico de Marca para pequenas e médias empresas, concorrendo com 402 projetos finalistas. Foi a décima edição do prêmio, o mais importante do design no Brasil.
Para Diego fazer o projeto da Brafrika foi um prazer e um desafio. “Houve muita empatia. O fato da empresa ser afrocentrada deu um tom muito forte de verdade. A alma do projeto tem a sensibilidade que não teria se fosse feito por um design com formação eurocêntrica de estilo”, afirma.
”Ser um designer negro em um mercado de trabalho onde a hegemonia e o pensamento é totalmente da branquitude é meio que se reafirmar todo dia. Uma pessoa branca que quer passar o eu dela só basta estudar design. Já uma pessoa negra tem que estudar design e ter uma identidade racial bastante sólida”, acrescennta o profissional, que atua na área há sete anos.
Uma das referências que marca a formação diferenciada do designer é a obra do Emory Douglas, diretor artístico, designer, ilustrador do jornal The Black Panther e Ministro da Cultura dos Panteras Negras.
Turismo étnico-racial
A agência de turismo afrocentrada Brafrika foi criada pela empreendedora negra Bia Moremi, 31 anos. Os pacotes de viagens são voltados para lugares que trazem uma forte história do povo negro e também com uma conexão com a negritude do presente nesses locais. “A Brafrika resgata um passado que o turismo tradicional apaga e abre novas possibilidades de um afrofuturo”, diz Bia.
Entre os destinos estão viagens que seguem um calendário de festividades negras, como a Festa do Reinado em Minas Gerais (de 4 a 10 de janeiro), a festa de Iemanjá em Salvador (dia 2 de fevereiro), a festa junina com o tambor de criola no Maranhão, e o Festival da Serra da Barriga (uma semana antes do dia 20 de novembro), no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas.
Para o Rio de Janeiro, a agência tem pacotes para as festividades de São Jorge, no mês de abril, e para São Paulo, nos eventos do mês da Consciência Negra, em novembro, entre eles a Feira Preta. Já para fora do Brasil, há pacotes para eventos importantes da diáspora africana como o AfroNation, em Portugal, e o AfroPunk, na França e nos EUA. Além de eventos na África do Sul e Gana.
“Somos uma empresa online, então ter um logo bonito é como ter uma loja física bem estruturada e atraente. Eu tinha uma identidade visual anterior que usei por uns três ou quatro meses e a Andressa, companheira do Diego, me procurou dizendo que podiam fazer um projeto com uma visibilidade melhor. Escolhi as cores laranja e preto foi incrível. Fizemos camisetas, banners, postagens. É um logo de entendimento muito fácil”, complementa Bia.