exto: Divulgação / Edição de Imagem: Pedro Borges
O projeto Deus é um trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, de Débora Mitie, Huli Balász e Vinícius Silva. A obra consiste na produção de um filme curta-metragem híbrido, entre documentário e ficção, o qual aborda a força de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua divina influência sobre o filho. A equipe também é composta por alunos de outros semestres do curso, como Gabriela Montezi e Rodrigo Acedo, além da recém formada Jacqueline Almeida.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Acompanhando a rotina de Roseli, o filme visa expor as adversidades impregnadas no cotidiano de mulheres negras da periferia que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos. A produção também não apresenta apenas os aspectos negativos de sua vivência, já que a vida não se limita aos sofrimentos. Sem entrevistas,Deus é como observar uma semana desta mulher e seu filho, condensada entre 15 e 20 minutos. É um retrato do ciclo repetitivo que se renova a cada segunda-feira.
Temos como trilha musical a musica Mãe do rapper Emicida, que apoiou o projeto e autorizou a utilização da música sem ônus para o filme.
O filme será inscrito inicialmente em mostras e festivais de cinema, nacionais e internacionais. Pretende-se circular, contudo, em ambientes não acadêmicos e periferias do Brasil, trazendo para comunidade local da exibição questionamentos e debates pertinentes à obra. Com esse filme, esperamos contribuir com a sociedade promovendo reflexões, não somente sobre cinema, mas também sobre algumas questões sociais que afetam o cotidiano de mulheres, negras, mães, solteiras, e de toda periferia do nosso país.