A Quiprocó Filmes anunciou a produção de um documentário intitulado “Pretos Novos do Valongo”. A obra vai focar na história do Cemitério dos Pretos Novos, situado na Pequena África, no Rio de Janeiro.
O local é reconhecido como o maior cemitério de pessoas escravizadas nas Américas. Além de abordar a memória das vítimas, a produção visa discutir diversos aspectos sobre o local.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O anúncio feito neste mês marca os 250 anos desde que o vice-rei Marquês do Lavradio ordenou a transferência das atividades relacionadas ao desembarque e tratamento de escravizados para a região do Cais do Valongo, em 1774.
Com o lançamento do documentário, a Quiprocó Filmes espera ocupar um papel fundamental em debates e rodas de conversas sobre ancestralidade africana, diásporas e lutas do movimento negro no Brasil.
A direção será da jornalista Mônica Sanches e da jovem cineasta e diretora da Baixada Fluminense, Laís Dantas, que vem se destacando pelo seu desempenho em documentários, tendo seu filme “Desova”, reconhecido como Melhor Curta no 12º Ficip de Buenos Aires.