A atriz Elisa Lucinda receberá na capital do Espírito Santo o “Troféu Vitória” e o “Caderno da Homenageada, publicação inédita e biográfica que trata sobre sua vida e trajetória profissional de mais de 35 anos no cinema, teatro, televisão e literatura.
A premiação é parte do 30º Festival de Cinema de Vitória, que começa no dia 18 de setembro. A cerimônia em homenagem à atriz está marcada para o dia 21 de setembro, às 19h.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Estou me sentindo tão importante sendo homenageada no Festival de Cinema da minha terra. Sempre quis ser um orgulho capixaba. Não adianta nada fazer sucesso no mundo inteiro sem o aplauso da mãe da gente, sem o amor da aldeia”, disse a atriz em nota à imprensa.
Lucinda é natural do município de Cariacica, cidade da região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, mas vive no Rio de Janeiro desde meados dos anos 1980, onde seguiu carreira de sucesso.
Carreira de sucesso vai do teatro à literatura
A artista, que também é formada em jornalismo, tem uma série de trabalhos no cinema, televisão, teatro e na literatura. No cinema, já recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, em 2020, pelo conjunto da obra, com o filme “Por que Você Não Chora?”. No teatro, a atriz está na estrada há 21 anos com o solo “Parem de Falar Mal da Rotina”. De sua autoria, o espetáculo já foi apresentado em Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Espanha e Países Baixos.
Na televisão, Lucinda brilhou como Marlene na recente novela “Vai na Fé”, na TV Globo, e em dezenas de outras atuações em sucessos da emissora como “Mulheres Apaixonadas”, “Páginas da Vida” e “Insensato Coração”. A atriz também tem um trabalho recente no Prime Video na série “Manhãs de Setembro”.
Elisa Lucinda também tem 19 livros publicados e é considerada uma das mais relevantes poetas e autoras brasileiras. Sua obra inclui livros como “O Semelhante”, “Eu te Amo e Suas Estreias”, “A Fúria da Beleza” e o finalista do prêmio Jabuti 2022, “Quem me Leva Para Passear”. A escritora também tem obras para o público infantil, como coleção “Amigo Oculto”, laureada com o prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.