PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em feito inédito na história da Copa, Camarões vence o Brasil, mas não se classifica

É a primeira vez que a Seleção Brasileira perde para uma equipe africana na história da dos mundiais; relembre confrontos

Imagem: Reprodução/Dylan Martinez

Foto: Imagem: Reprodução/Dylan Martinez

2 de dezembro de 2022

Pela primeira vez na Copa do Mundo, o Brasil perdeu para a seleção do Camarões na última rodada do Grupo G. No entanto, mesmo com o gol do camisa 10 Vincent Aboubakar nos acréscimos do segundo tempo – seguido de expulsão –, a equipe camaronesa não se classificou para as oitavas, mas quebrou o tabu histórico.

O Brasil havia vencido todas as vezes que enfrentou seleções africanas na Copa do Mundo. Com o resultado de hoje, são sete vitórias, e uma derrota, em oito mundiais diferentes, com 20 gols marcados e apenas três sofridos. A primeira e última vez que Camarões avançou na fase de grupos foi em 1990, em que chegou até às quartas de final.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Na Copa do Mundo de 1994, o Brasil venceu os camaroneses por 3 a 0, ainda na fase de grupos, com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. O segundo encontro ocorreu 20 anos depois, no Mundial de 2014, também na primeira fase. A Seleção Canarinho derrotou Camarões por 4 a 1. Neymar (2x), Fred e Fernandinho balançaram a rede.

Histórico com seleções da África

O primeiro confronto do Brasil com uma seleção africana aconteceu na Copa do Mundo de 1974, contra o Zaire, que atualmente é chamada República Democrática do Congo, mas foi denominado dessa maneira de 1971 até 1997. Na ocasião, o Brasil venceu por 3 a 0 na fase de grupos.

Em 1986, a Seleção Canarinho fez 1 a 0 na Argélia, na Copa do Mundo do México, com gol de Careca. Em 1994 houve o confronto com a seleção camaronesa, com a vitória de 3 a 0, e em 1998 ganhou de 3 a 0 do Marrocos, também na fase de grupos, com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

Nas oitavas de final da Copa da Alemanha (2006), o Brasil derrotou Gana por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Adriano e Zé Roberto. Já na África do Sul, em 2010, o confronto foi entre Brasil e Costa do Marfim. Ainda na fase de grupos e com dois gols de Luís Fabiano e um de Elano, a seleção venceu por 3 a 1. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Canarinho enfrentou o Camarões e marcou 4 a 1 durante a fase de grupos.

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentará a seleção da Coreia do Sul, no jogo que será transmitido na próxima segunda-feira, às 16 – hoorário de Brasília.

Leia também: Maioria no elenco atual, jogadores negros foram excluídos da Seleção há 100 anos

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano