PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Salvador, Mostra Itinerante de Cinemas Negros busca financiamento

3 de julho de 2019

A próxima edição está programada entre os dias 14 e 18 agosto, em Salvador

Texto / Lucas Veloso I Edição / Pedro Borges | Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Foi na intenção de visibilizar, difundir e debater a produção audiovisual realizada por cineastas africanos e de sua diáspora que nasceu a ideia da Mostra itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba, em Salvador.

Na primeira edição, em abril passado, além da exibição de filmes de diversos gêneros – ficção, documentários, animações e experimentais –, a Mostra contou com mesas de debates, oficinas para crianças, elaboração e desenvolvimento de projetos, além de minicurso de cinema africano.

Para continuar o projeto, a equipe recorreu a um financiamento coletivo na internet, a famosa ‘vaquinha. A meta é alcançar o valor de R$ 10.000,00. Com 23 dias restantes, 8% foi alcançado até o momento.

A primeira Mostra mobilizou mais 2.500 pessoas entre shows; oficinas, sessões de filmes, rodas de conversas. Foram 131 filmes inscritos no circuito nacional, 30 selecionados, sendo 14 produções internacionais de cineastas da diáspora, distribuídos 14 sessões itinerantes em cinco bairros da cidade de Salvador, como Pelourinho, Barris, Cabula, Garcia e Alagados.

“A próxima edição vem com a proposta de agitar as janelas cinematográficas da cidade de Salvador, atingindo bairros populares e periféricos; promovendo debates; shows; oficinas e circulando conteúdos dos cinemas negros nacionais e internacionais”, diz o texto de apresentação.

“Em um país onde a cada 100 pessoas assassinadas, 71 são negras, subverter as estatísticas é a missão para construção de novas perspectivas para um futuro cada vez mais negro e vivo”, reforçam os organizadores.

A próxima edição está programada entre os dias 14 e 18 agosto, em Salvador, com atividades nos bairros de Paripe, Calabar Pelourinho, Centro e Ilha de Maré.

Financiamento

O objetivo do financiamento é arcar com os custos do transporte, passagens, alimentação e outros custos de produção.

Os interessados podem acessar o link para doar, a partir de R$20,00.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano