PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Espetáculo ‘Escrita dos Invisíveis’ leva dança e ancestralidade negra à Bahia e ao Espírito Santo

Dança e ancestralidade se encontram em apresentações gratuitas que celebram a cultura afro-brasileira
Imagem ilustrativa do espetáculo de dança "Escrita dos Invisíveis", que será apresentado em Salvador e Espírito Santo entre agosto e setembro.

Imagem ilustrativa do espetáculo de dança "Escrita dos Invisíveis", que será apresentado em Salvador e Espírito Santo entre agosto e setembro.

— Reprodução/Mariana Garcia

31 de agosto de 2024

O espetáculo de dança “Escrita dos Invisíveis” será apresentado nos estados da Bahia e do Espírito Santo entre agosto e setembro, com entrada franca. A montagem é fruto da colaboração entre a dançarina capixaba Yuriê Perazzini e a coreógrafa baiana Vera Passos, que possuem notório reconhecimento nas danças urbanas e afro-brasileiras.

O projeto contará com três apresentações, dois ensaios abertos e residências artísticas, além de rodas de conversa com as artistas. Também será lançada uma videoarte que explora a linguagem da dança como um produto independente do espetáculo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A estreia será no dia 29 de agosto, às 20 horas, na Casa de Cultura Somovimento, em Salvador, com um ensaio aberto. A apresentação oficial acontece no dia 31, no mesmo local, como parte da ação Arte em Cena.

No Espírito Santo, o projeto tem início em Vitória no dia 10 de setembro, com um ensaio aberto no Espaço Cultural Casa Urbana, em Maruípe. Em seguida, será apresentado em Conceição da Barra, no Instituto Tambor de Raiz, no dia 12, e na Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, Serra, no dia 14. O encerramento será no dia 15, com uma nova apresentação no Espaço Cultural Casa Urbana.

“Escrita dos Invisíveis” busca investigar a memória das populações negras, destacando suas histórias e saberes por meio da dança. De acordo com Yuriê Perazzini, o espetáculo utiliza o corpo como veículo para comunicar e resgatar memórias e conhecimentos frequentemente silenciados.

Na sessão de fotos de divulgação, assinada por Mariana Garcia, Yuriê é retratada com figurinos e cenários que celebram a devoção aos orixás e a conexão entre Brasil e África. A apresentação solo combina técnicas de dança urbanas, tradicionais afrodiaspóricas, cultura hip-hop e a Técnica Silvestre, que explora a expressividade e simbologia dos orixás.

Serviço

Espetáculo “Escrita dos Invisíveis”

Apresentação no Arte em Cena (Salvador)

Quando: 31 de agosto

Horário: 20h

Onde: Casa de Cultura Somovimento – Rua Democrata, 21, Dois de Julho, Salvador

Primeira apresentação no Ceará

Quando: 12 de setembro

Horário: 18h

Onde: Instituto Tambor de Raiz – Rua Treze de Maio, 279, Bairro Bugia, Conceição da Barra (ES)


Mais informações podem ser consultadas neste link.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano