PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Evento gratuito em SP celebra 40 anos de tombamento do Terreiro da Casa Branca

Comemoração de marco histórico e cultural brasileiro recebe diversas atrações no Sesc Pompeia
A ialorixá Neuza Cruz, do Terreiro da Casa Branca, em Salvador

A ialorixá Neuza Cruz, do Terreiro da Casa Branca, em Salvador

— Imagem: Diulgação/Frame do filme O Corpo da Terra

26 de outubro de 2024

No próximo dia 5 de novembro, a partir das 19h30 em comemoração aos 40 anos do tombamento do Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Ọka, popularmente conhecido como Terreiro da Casa Branca, o Sesc Pompeia recebe uma celebração com uma série de atrações e personalidades.

O terreiro localizado em Salvador, referência no país, é considerado a primeira organização brasileira de culto aos orixás estruturada de forma institucional. Reconhecido como o primeiro Monumento Negro, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1984.

O evento contará com a presença de membros da Casa Branca, atividade culturais e diversas personalidades e lideranças religiosas. A celebração recebe a ialorixá Neuza Cruz e ekedy Sinha, ambas da Casa Branca homenageado; o babalorixá Alabiy Ifakoya, do Ilê Àṣẹ Ifá Gbemiga Ajagùnà Ọlà́Fàdákà; baba Gill Ominirò, da Ìwé Ìmọ̀e da Ẹgbẹ Ominirò Láàlú àti Ọ̀ṣùn; Dr. Hédio Silva Jr., advogado, doutor em direito pela PUC-SP, fundador do JusRacial, do Idafro e ogã; e da arquiteta e urbanista Gabriela de Matos. A mediação será da ialorixá Luciana de Ọya, do Ilé Ọba Àṣẹ Ògòdò.

A comemoração conta com a exibição do filme “O Corpo da Terra”, da cineasta Day Rodrigues. O filme curta-metragem tem como mote a relação com a terra e revela a relação da preservação territorial, do meio ambiente, das simbologias, rastros e historiografias com o pensamento da arquitetura afro-brasileira, a partir das experiências do solo sagrado e do candomblé do Terreiro Casa Branca.

Serviço:

O quê: homenagem ao Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Ọka (Terreiro da Casa Branca) pelos 40 anos de tombamento pelo IPHAN
Quando: 5 de novembro de 2024
Onde: Sesc Pompeia. R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo, SP.
Quanto: Grátis, ingressos: meia hora antes

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano