PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Exposição ‘Xingu: Contatos’ conta história da 1ª grande área demarcada no Brasil

Em exibição em Goiânia, a mostra abriga materiais que narram a trajetória dos povos xinguanos desde o século XIX
Imagem mostra alguns quadros em exibição na mostra "Exposição Xingu: Contatos", em cartaz em Goiânia.

Foto: Lohana Chaves / Funai

19 de outubro de 2024

O Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia, recebe a exposição “Xingu: Contatos”, até o dia 3 de novembro. A mostra foi organizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) com o intuito de revisitar a história de luta e resistência de seis mil indígenas de 16 povos que vivem no Território Indígena do Xingu. 

Em 1961, o local foi a primeira grande área demarcada no Brasil, no estado do Mato Grosso. A exibição apresenta múltiplas narrativas e olhares em torno do território, tendo como foco a produção audiovisual indígena contemporânea, que possui um de seus principais polos no Xingu. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Nesse contexto, a mostra oferece uma imersão nas narrativas visuais e históricas dos povos indígenas do território por meio de um acervo de aproximadamente 150 itens.

A exposição inclui fotografias, documentários e outros materiais que narram a trajetória dos povos xinguanos desde o século XIX até os dias atuais. Um dos destaques da mostra é a produção contemporânea de cineastas indígenas, que desenvolveram curtas-metragens especialmente para a exposição, com o intuito de pautar temas como a preservação cultural, o desmatamento e a luta por direitos. 

Os curtas-metragens são de autoria dos artistas Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema. 

O CAud é um espaço dedicado à formação e difusão do audiovisual protagonizado pelos povos indígenas, gerido pelo Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Serviço

Exposição Xingu: Contatos
Quando: até 03 de novembro de 2024
Local: Centro Audiovisual do Museu do Índio (CAud)
Horário de funcionamento: De terça a sexta: 10h às 18h, sábados e domingos: 10h às 16h
Entrada Gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano