Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Festival Breaking do Verão reúne melhores dançarinos do mundo no Rio de Janeiro

Evento na Praia de Copacabana tem entrada gratuita para o público
Imagem mostra uma dançarina negra executando passos de breaking.

Foto: Fernando Souza

18 de janeiro de 2024

A terceira edição do Festival Breaking do Verão (BDV) teve início nesta quinta-feira (18) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A competição de dança internacional reúne, desde 2022, os melhores dançarinos do gênero no mundo. Até domingo (21), eles vão disputar diversas provas para o público geral, que pode desfrutar da entrada gratuita.

Neste ano, o breaking faz a sua estreia como modalidade esportiva nas Olimpíadas de Paris. O estilo de dança urbano faz parte da cultura Hip-Hop, criada por afro-americanos na década de 1970 na cidade de Nova York, e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. 

O cronograma do campeonato estreou com uma ação social realizada pela Petrobras, patrocinadora do evento. Na oficina, crianças e adolescentes, incentivados por atletas e outros profissionais, contaram suas expectativas sobre breaking e ensaiaram alguns passos ao público presente

Na sexta-feira (19), às 14h, será a abertura oficial do festival, com a realização das provas eliminatórias, na qual participarão mais de 200 b-boys e mais de 100 b-girls. A premiação para cada um dos vencedores será de R$ 1 mil.

Desse grupo, serão tirados dois b-boys e duas b-girls que se somarão a 28 atletas nacionais e estrangeiros que vão disputar a competição no sábado (20), quando serão realizadas as oitavas e as quartas de final. A batalha final acontece no domingo (21), junto a entrega do prêmio de R$ 20 mil para cada vencedor. 

O júri será composto por nomes internacionais e nacionais da cena, como o árbitro internacional e membro da Comissão de Arbitragem do Departamento de Breaking, b-boy Migas, e o artista trans mineiro que já representou o Brasil em três mundiais de Breaking, o b-boy Ruda. 

Entre os atletas nacionais, o destaque vai para os b-boys Rato, integrante da seleção brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; Luan San, de São Paulo, integrante da seleção brasileira e membro do time Petrobras, atual campeão brasileiro de breaking; e Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil.

No grupo feminino brasileiro, são destaques as b-girls Toquinha, paulista, integrante da seleção brasileira, do time Petrobras e campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023; e a paraense Mini Japa, atual campeã brasileira de breaking, entre outros nomes.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano