PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Festival ‘Cine Terreiro’ abre inscrições para filmes com temáticas ligadas ao Sagrado

Quarta edição do evento homenageia lideranças da luta e resistência dos Povos Originários e de Terreiro
Cena do curta "Capixaba Inabitáveis", de Anderson Bardot, exibido na edição de 2021 do Cine Terreiro.

Cena do curta "Capixaba Inabitáveis", de Anderson Bardot, exibido na edição de 2021 do Cine Terreiro.

— Reprodução

23 de outubro de 2024

As inscrições para a quarta edição do “Cine Terreiro” estão abertas para novos filmes até 27 de outubro. O festival procura enaltecer e prestigiar o patrimônio imaterial de matriz afro-brasileira e indígena. O evento será realizado em Salvador, de 27 a 29 de novembro de 2024.

Em profunda reverência, a edição homenageia Mayá Tupinambá Pataxó Hãhãhãe e Ìyá Márcia de Ògún, duas grandes lideranças na luta e resistência dos Povos Originários e de Terreiro. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ao abraçar também vertentes como o neo xamanismo, o projeto utiliza a exibição de conteúdos relacionados a essas temáticas como motor para enriquecer o respeito e pertencimento a essas culturas. 

A organização ainda ressalta a importância de  filmes com temáticas ligadas ao Sagrado, para refletir o território, enaltecer as espiritualidades e cosmovisões de matriz africana e indígena por meio do cinema.

Dessa maneira, o “Cine Terreiro” visa formar um público interessado em assistir filmes que envolvem mito, religiosidade e cultura de terreiros, de modo a contribuir para a diminuição da segregação e do preconceito contra grupos afro-brasileiros e indígenas por meio de debates e discussões sobre direitos sociais.

Idealizado no formato híbrido, a programação do festival inclui mostras de curtas-metragens, com a exibição de filmes selecionados pela curadoria do projeto.

A iniciativa, originária do estado do Rio Grande do Norte, vai voltar a adquirir formato itinerante, iniciando suas ações em outubro com Mostras e Oficinas em três Territórios Sagrados: Ilê Áse Torrun Gunan, Ilé Àse Kòso Àrà Tó Iná e Ilê Axé Omin Ifan Quilombo Alto do Tororó. Ainda haverá exibições e rodas de conversa na Escola Comunitária Luiza Mahin e exibição no Parque Pedra de Xangô. 

Para mais informações, acesse o site oficial do “Cine Terreiro”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano