Pesquisar
Close this search box.

Genocídio negro é denunciado em música de Craca e Dani Nega

4 de maio de 2018

“Quando Voltarão?” retrata a execução sistêmica de jovens e personalidades afro-brasileiros; canção homenageia também Marielle Franco

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Reprodução

De acordo com dados da Anistia Internacional, 77% dos jovens mortos no Brasil são negros. De quebra, segundo o Atlas da Violência 2017, elaborado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), pretos e pardos têm 23,5% mais chances de morrer em comparação com as demais etnias que compõem a população brasileira.

Os dados citados acima são indicadores importantes para exemplificar a existência do genocídio da população negra. Coincidência ou não, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Malcolm X, Amarildo Dias de Souza, Cláudia Silva Ferreira, Luana Barbosa e o garoto João Victor Souza Carvalho tornaram-se símbolos desse mecanismo e estão presentes.

O genocídio negro é o mote da música “Quando Voltarão?”, da dupla Craca e Dani Nega, que faz parte do recém-lançado álbum “O Desmanche”. O som produzido por Craca, cujo ritmo é mais introspectivo e que adota matizes sombrios quando integrado à letra em forma de lamento de Dani, causa sensações variadas em quem o ouve.

MAIS: confira a crítica do álbum “O Desmanche”, da dupla Craca e Dani Nega

MAIS: Craca e Dani fazem show no Sesc Pompeia

O combo formado por tristeza, reflexão, revolta e vontade de resistir estão presentes em versos como “eles chegam e se vão, nascem e se vão, nascem e já não estão entre nós” e o pedido em formato de urgência “preto, se protege”, mesmo que seja necessário fechar o corpo na mandinga.

Ainda que haja vala para tanta perda de gente, fica o senso de sobreviver e contrariar a lógica perversa do senso comum: Zumbi apontará um caminho. Mesmo assim, é impossível não questionar sobre quando eles e elas voltarão.

Falar sobre política e a realidade da população negra são aspectos corriqueiros na trajetória de Craca e Dani Nega. Mas, ainda assim, “Quando Voltarão?” tem carga emocional das mais intensas.

“‘Quando Voltarão?’ é uma música que fala das vidas pretas que são interrompidas diariamente pelo Estado e dos nossos que lutaram e abriram os caminhos para a gente continuar a luta. É também um chamado de alerta para estarmos juntos e nos mantermos vivos”, conta Dani, ao revelar um detalhe que aumenta a carga emotiva da canção. “Gravamos a música no dia seguinte a morte de Marielle [em 14 de março]. Foi um dia bem triste. Gravamos e, em seguida, fomos para o ato na avenida Paulista.”

Se o pesar é inevitável, a mesma coisa vale para o sentimento de resistência: todas e todos estarão presentes eternamente, ainda que não se saiba quando voltarão. E, sim, vidas negras importam.

Confira a seguir a faixa “Quando Voltarão?”, que poderá ser conferida ao vivo no show de lançamento de “O Desmanche”, que acontecerá sábado (5), no Sesc Pompeia.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano