As cantoras Juliette e Duda Beat foram acusadas de plagiar o álbum “Amarelo”, do cantor Emicida, em uma música que faz parte de uma campanha publicitária da Bauducco.
As artistas lançaram na terça-feira (17) uma música chamada “Magia Amarela”, com um conceito de identidade visual semelhante ao do trabalho do rapper paulistano.
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O também cantor Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma e irmão de Emicida, usou as redes sociais para demonstrar sua indignação.
“A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo?”, desabafou em live no Instagram.
Segundo Fióti, a música de Juliette e Duda faz parte de um reposicionamento da marca, que tentou negociar com a equipe de Emicida e não conseguiu.
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou num acordo tanto por cronograma, quanto por prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, escreveu.
O executivo também destacou no X (antigo Twitter) a falta de ética dos brancos no mercado da música. “Mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo, não quero hate em cima da Juliette ou Duda”.
Campanha é cancelada após repercussão
Procurada pela Alma Preta, a Bauducco afirmou que a música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha com o “objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.
Em relação a identidade visual, que foi apontada como plágio, a empresa disse que “a tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais”.
Contudo, diante da má repercussão, a Bauducco decidiu cancelar a campanha. “Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.
Juliette, por sua vez, lamentou o ocorido e disse, em comunicado, que “jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa”. Nos Stories do Instagram, Duda Beat se defendeu afirmando que não teve “participação criativa na concepção, identidade visual, composição da letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”.
A cantora também pediu desculpas pela “situação gerada” e disse estar “vigilante sobre os direitos de propriedade intelectual e a diversidade de oportunidades dentro do contexto artístico e comercial” que a couber.