A Lavapés Pirata Negro, escola de samba mais antiga da cidade de São Paulo, venceu o grupo de acesso II do tradicional carnaval de bairros de 2020.
Com o enredo “O mundo a partir da África e o Tambor que faz a gira girar”, a agremiação conquistou 180,2 pontos e desfilará no grupo I em 2021.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo a apuração da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), realizada nesta quarta-feira (26), em segundo lugar ficou a escola Isso Memo, com 179,1 pontos, seguida pela Cacique do Parque, 179,1.
As agremiações Primeira da Aclimação e Iracema Meu Grande Amor ficaram em 10º e 11º lugar, respectivamente, e caíram para o grupo de acesso III.
História e altos e baixos
Fundada em 1937 por Deolinda Madre, mais conhecida como madrinha Eunice, a Lavapés é considerada a escola de samba mais antiga da cidade de São Paulo.
A agremiação, que acrescentou Pirata Negro ao seu nome no ano passado, já foi sete vezes campeã do Grupo Especial entre a década de 1950 e 1960. Com o tempo, no entanto, a escola não acompanhou a evolução das concorrentes e acabou rebaixada.
Em dezembro de 2019, o prestigiado ator Ailton Graça, apaixonado pelo carnaval desde sua infância, assumiu a presidência da escola. Desde então, o presidente tem se mobilizado para buscar recursos para a escola.
A Lavapés Pirata Negro estava sem local para realizar seus ensaios e com Ailton Graça conquistou um galpão no Jabaquara, bairro da Zona Sul de São Paulo, e agora subiu do grupo de acesso II para o grupo de acesso I do carnaval dos bairros.