Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Livro busca reconhecer protagonismo negro na história do Rio Grande do Sul

Obra conta com 13 artigos de pesquisadores que analisam o movimento negro no sul do Brasil
Escultura em ferro de Mãe Oxum, de autoria do artista porto-alegrense Gilberto Silveira

Foto: Reprodução

27 de novembro de 2023

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa promoveu, nesta segunda-feira (27), o lançamento do livro “Racismo, Relações de Poder e História Negra em Porto Alegre”. A obra analisa o pensamento e movimentos de mulheres e homens negros no sul do Brasil ao longo dos séculos.

Organizado pelos professores José Rivair Macedo (UFRGS), Paulo Roberto Staudt Moreira (UFPel) e Véra Barroso (CHC Santa Casa), o livro conta com 13 artigos de pesquisadores que estudam a história da cultura negra na capital do Rio Grande do Sul, a partir de vivências e experiências de pessoas negras nos séculos XIX e XX. 

A partir do olhar para o período colonial, a obra busca reconhecer o lugar da pessoa negra na história do estado (em especial em Porto Alegre) em três partes que se dividem entre o pensamento e movimento de homens negros e mulheres negras no sul do Brasil, as vivências e experiências negras entre a escravidão e o pós-abolição e, por fim, apresenta reflexões sobre a cultura, o pensamento e a sociabilidade negra.

Entre os pesquisadores que assinam os artigos, está o docente Arilson dos Santos Gomes, do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O livro ainda possui as abas assinadas pela educadora e pesquisadora Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva e pelo historiador Flávio Gomes. 

Em nota divulgada à imprensa, a historiadora do CHC, Véra Barroso destacou que a obra contempla dois propósitos: o combate ao racismo estrutural, em um cenário de significativa presença negra, “tomando como exemplo a Santa Casa, de migrantes contemporâneos e de afrodescendentes”; e, por outro lado, a valorização das fontes documentais como base essencial para pesquisas que buscam iluminar aspectos da vida popular na sociedade.

A publicação está disponível no formato de e-book no site oficial do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano