A diversidade das periferias no Brasil é tema do novo livro lançado pelo projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil. A publicação chamada “Periferias Plurais” reúne artigos de 43 jovens autores e autoras periféricos para ampliar o debate em torno da ideia de periferia, buscando romper com as narrativas marginalizadas.
Os autores, de coletivos e movimentos sociais, apresentam a pluralidade e diversidade nos oito capítulos do livro, que passam pela estrutura social, econômica, local e global das periferias.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“É preciso sistematizar, elaborar, pensar e compartilhar noções mais abrangentes de periferias para romper com ciclos de exclusão, valorizar a diversidade e erguer a voz aos grupos historicamente discriminados.”, diz trecho da nota à imprensa.
O projeto foi formulado a partir de trocas com quase 100 organizações periféricas, mapeadas pelo projeto, o que resultou em trocas de experiências e pesquisas que contribuíram com a publicação.