PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Livro explora pluralidade das periferias brasileiras

“Periferias Plurais” reúne artigos de 43 autores periféricos
Vista aérea da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Vista aérea da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

— Tercio Teixeira/AFP

1 de fevereiro de 2024

A diversidade das periferias no Brasil é tema do novo livro lançado pelo projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil. A publicação chamada “Periferias Plurais” reúne artigos de 43 jovens autores e autoras periféricos para ampliar o debate em torno da ideia de periferia, buscando romper com as narrativas marginalizadas.

Os autores, de coletivos e movimentos sociais, apresentam a pluralidade e diversidade nos oito capítulos do livro, que passam pela estrutura social, econômica, local e global das periferias.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“É preciso sistematizar, elaborar, pensar e compartilhar noções mais abrangentes de periferias para romper com ciclos de exclusão, valorizar a diversidade e erguer a voz aos grupos historicamente discriminados.”, diz trecho da nota à imprensa. 

O projeto foi formulado a partir de trocas com quase 100 organizações periféricas, mapeadas pelo projeto, o que resultou em trocas de experiências e pesquisas que contribuíram com a publicação.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano