Vai até o próximo dia 6 de setembro a pré-venda do livro infantil ‘Òrun Àiyé: A criação do Mundo’, de Jamile Coelho, disponível na plataforma Catarse e distribuído pela editora Emoriô. A história é uma narrativa lúdica da mitologia iorubá sobre as origens humanas, a partir da jornada dos orixás.
A obra preserva saberes presentes nas comunidades de terreiro – como respeitar aos mais velhos, assim como a natureza -, o que atende a proposta curricular sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (Lei 10.639/03) na formação do ensino básico.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“O livro nasce após o nascimento do filme ‘Òrun Àiyé: A criação do Mundo’, lançado em 2015, em um processo de resgate da nossa ancestralidade. Pensando que também somos ancestrais de quem está por vir, a gente precisa construir uma nova história, com novos imaginários”, conta a também cineasta Jamile Coelho.
Em entrevista para a Alma Preta, a autora fala sobre algumas experiências de reconexão com a ancestralidade: “Tem uma história que fala sobre uma árvore, que antes do embarque para que as pessoas do continente africano fossem trazidas para a diáspora, elas davam voltas em torno do tronco, e depois eram embarcadas. E falam que a partir dali as pessoas iam esquecendo tudo o que viveram até ali. Então, ‘Òrun Àiyé: A criação do mundo’ nasce, que é um resgate da nossa ancestralidade”, completa.
A publicação reverencia a importância de Jaime Sodré, professor e historiador baiano falecido em 2020. Ele é uma referência na preservação e na divulgação dos estudos africanos na Bahia.
“Esse processo é também sobre algo que perdemos na pandemia, o ritual de despedida. E no ano passado perdemos Jaime Sodré, que é essa figura que está sendo homenageada no livro. Quando se perde um griô, uma biblioteca se fecha. Eu e Jaime tínhamos um carinho muito grande. Ele era um estudioso da cultura baiana que tinha o poder de contar histórias, agora é mais um dos nossos que se tornou ancestral”, reflete a autora.
O livro é inspirado em uma animação homônima, co-dirigida por Jamile Coelho e Cintia Maria, da Estandarte Produções. Recordista de visualizações da plataforma Itaú Cultural Play, o filme é narrado e tem trilha sonora do músico Carlinhos Brown. A produção ganhou mais de 25 prêmios e rodou mais de 100 festivais em 25 países e 22 estados brasileiros.
O ebook custa R$20 e o exemplar físico, com entrega em setembro, é R$49 mais frete. Há outros valores disponíveis, com opções de brindes.
Leia também: Livros infantis afro-brasileiros para ler durante a quarentena do Covid-19