Pesquisar
Close this search box.

Marca baiana lança coleção inédita inspirada nas simbologias do candomblé

Revisitando elementos milenares da África, 'Deságua' será apresentada no próximo dia 31, no Santo Antônio, em Salvador
A imagem mostra uma modelo, mulher negra, usando trajes da coleção criada por marca baiana e inspirada no candomblé

Foto: Matheus Thierry/Divulgação

23 de janeiro de 2024

O artista plástico Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, e a marca baiana Mahina apresentarão a coleção ‘Deságua’ em um desfile no Santo Antônio, em Salvador, no próximo dia 31. A colaboração busca unir a estética baiana com elementos da rica cultura afro-brasileira e a identidade local.

Inspirada nas divindades Iemanjá e Oxum, a coleção evoca a presença divina dessas entidades nas águas doces e salgadas. Composta por três estampas nas cores azul, marrom e verde, criadas por Alberto Pitta, as peças também trazem símbolos do mar e do Candomblé, como búzios, peixes e abebé.

Alberto Pitta, referência internacional por suas estampas afro-baianas, destaca a parceria exclusiva com a Mahina, com elogios ao compromisso social da marca. Para ele, ‘Deságua’ vai além de uma coleção de moda praia, sendo uma expressão de arte em movimento e uma revisitação de signos e símbolos africanos.

“Deságua não é só uma coleção de moda praia, é arte em movimento, são signos e símbolos milenares da África sendo revisitados. São os búzios e os significados que trazem prosperidade, caminhos e segurança. Nessa collab, os elementos são exclusivamente da natureza, os búzios que marcam o meu trabalho há 45 anos, o sentido da composição estética e as cores inerentes a uma coleção moda praia”, diz o artista em nota para a imprensa.

A Mahina usa malhas biodegradáveis na fabricação dos biquínis e maiôs. Natalia Abreu, fundadora da Mahina, afirma que a marca tem compromisso com a sustentabilidade, incluindo tingimento feito com água de reuso.

Thainá Pitta, relações públicas responsável pela colaboração, afirma que ‘Deságua’ transcende as expectativas, capta a essência baiana e conecta-se com a natureza. “A promessa é de algo que transcende as expectativas habituais marcando uma nova fase, diferente de qualquer coisa já vista ou experimentada no passado”, conclui Pitta.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano