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Marca baiana lança coleção inédita inspirada nas simbologias do candomblé

Revisitando elementos milenares da África, 'Deságua' será apresentada no próximo dia 31, no Santo Antônio, em Salvador
A imagem mostra uma modelo, mulher negra, usando trajes da coleção criada por marca baiana e inspirada no candomblé

Foto: Matheus Thierry/Divulgação

23 de janeiro de 2024

O artista plástico Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, e a marca baiana Mahina apresentarão a coleção ‘Deságua’ em um desfile no Santo Antônio, em Salvador, no próximo dia 31. A colaboração busca unir a estética baiana com elementos da rica cultura afro-brasileira e a identidade local.

Inspirada nas divindades Iemanjá e Oxum, a coleção evoca a presença divina dessas entidades nas águas doces e salgadas. Composta por três estampas nas cores azul, marrom e verde, criadas por Alberto Pitta, as peças também trazem símbolos do mar e do Candomblé, como búzios, peixes e abebé.

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Alberto Pitta, referência internacional por suas estampas afro-baianas, destaca a parceria exclusiva com a Mahina, com elogios ao compromisso social da marca. Para ele, ‘Deságua’ vai além de uma coleção de moda praia, sendo uma expressão de arte em movimento e uma revisitação de signos e símbolos africanos.

“Deságua não é só uma coleção de moda praia, é arte em movimento, são signos e símbolos milenares da África sendo revisitados. São os búzios e os significados que trazem prosperidade, caminhos e segurança. Nessa collab, os elementos são exclusivamente da natureza, os búzios que marcam o meu trabalho há 45 anos, o sentido da composição estética e as cores inerentes a uma coleção moda praia”, diz o artista em nota para a imprensa.

A Mahina usa malhas biodegradáveis na fabricação dos biquínis e maiôs. Natalia Abreu, fundadora da Mahina, afirma que a marca tem compromisso com a sustentabilidade, incluindo tingimento feito com água de reuso.

Thainá Pitta, relações públicas responsável pela colaboração, afirma que ‘Deságua’ transcende as expectativas, capta a essência baiana e conecta-se com a natureza. “A promessa é de algo que transcende as expectativas habituais marcando uma nova fase, diferente de qualquer coisa já vista ou experimentada no passado”, conclui Pitta.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

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